Rio Grande do Sul
24.09.2024A Campanha Vamo pra Cima inicia uma nova etapa a partir de terça-feira (24/9), com um cronograma de caravanas que irão a todas as regiões do Rio Grande do Sul, mobilizando os estudantes gaúchos para a preparação ao Enem 2024. A Secretaria da Educação do RS (Seduc), com a parceria do Crie o Impossível, da ONG Embaixadores da Educação, e patrocínio do site Vakinha, organizou uma série de eventos presenciais que ocorrerão nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
As atividades são voltadas para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, prestes a concluir a Educação Básica, que têm no Enem a oportunidade de continuar os estudos, ingressando em um curso superior.
Na maioria das CREs, serão realizados dois eventos de mobilização durante dois dias. Vans personalizadas atravessarão o Estado, levando atividades de reforço, dicas e estratégias para melhorar o desempenho no Enem. Também haverá um momento para esclarecer dúvidas, além de uma fala motivacional, que incentivará, por meio de um bate-papo, a reflexão sobre a trajetória que cada participante pretende construir para o futuro.
Até 25 de outubro, as aulas das caravanas ocorrerão sempre no período da manhã, das 8h30 às 12h30, em locais preparados para acomodar o máximo possível de estudantes. Para atender às demandas de acessibilidade, haverá intérpretes de Libras quando necessário.
Cronograma de aulas
Playlist dos aulões do Vamo pra Cima
Além das caravanas, outro destaque do Vamo pra Cima são os aulões on-line com alguns dos maiores professores youtubers do Brasil. Reunindo mais de 10 milhões de inscritos em seus canais no YouTube, eles prepararam conteúdos de reforço especialmente para a Rede Estadual gaúcha.
Embaixadores da Educação
A ONG Embaixadores da Educação, que já impactou mais de 265 mil alunos de escolas públicas em todo o Brasil, foi fundada em 2013 por ex-alunos da rede pública que participaram do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae em Minas Gerais. A organização nasceu com o viés de inspirar outros jovens para que eles acreditem em seu potencial, reforçando a importância da educação.