Amazonas
11.03.2025Diretores, pedagogos e professores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, desde o dia 10 de março, podem acessar os cadernos de teste do 1º Ciclo de Avaliação Contínua da Aprendizagem. Neste ano letivo, as escolas da rede pública contarão com três ciclos de avaliações formativas como parte do processo de recomposição das aprendizagens.
A avaliação contínua da aprendizagem é um dos eixos fundamentais para a recomposição das aprendizagens e para a melhoria dos resultados educacionais das escolas. Com base nos dados coletados por meio dos testes, os gestores, pedagogos e professores podem traçar estratégias pedagógicas mais eficientes para a garantia da alfabetização de todos os alunos da rede pública.
“A avaliação permite, também, a identificação do nível de aprendizagem dos estudantes, o planejamento de intervenções pedagógicas personalizadas, o monitoramento do impacto das ações adotadas e a contribuição para o fortalecimento da qualidade da educação em toda a rede”, afirmou a articuladora do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, Hemelly Areias.
Cadastro e Participação na Plataforma
Para que a escola possa participar desse processo de maneira organizada, é fundamental que os profissionais realizem seus cadastros e os cadastros dos estudantes de acordo com as seguintes orientações:
Diretores Escolares: Devem se cadastrar na Plataforma utilizando a conta gov.br. Após o cadastro, os diretores deverão cadastrar os Pedagogos, Coordenadores Pedagógicos e o Secretário Escolar.
Professores: Devem se cadastrar na plataforma e se vincular às suas respectivas escolas no ato do cadastro utilizando a conta gov.br. Diretores, Pedagogos, Coordenadores e Secretários Escolares devem realizar o cadastro de turmas e estudantes por meio do cadastro do Diretor da escola.
A aplicação dos testes e o lançamento das respostas terá início no dia 12 de março e seguirá até o dia 11 de abril. A publicação dos resultados terá início no dia 13 de março, com atualização diária durante a aplicação. A participação de toda a comunidade escolar nesse processo é essencial para garantir que os dados coletados reflitam a realidade dos estudantes e possam ser usados para aprimorar a prática pedagógica.
TEXTO: Maria Eloá
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar