Paraná
16.04.2025As inscrições para participar do Alfabetiza Paraná estão abertas até o dia 15 de maio e podem ser feitas pelo site do programa ou diretamente em uma escola estadual do município de residência. A iniciativa é do Governo do Estado que oferece aulas gratuitas para jovens, adultos e idosos que desejam aprender a ler e escrever
Com início das aulas previsto para 19 de maio e duração de seis meses, o programa vai atender até 17 mil estudantes, distribuídos em 1.200 turmas presenciais nas escolas estaduais em 396 municípios paranaenses.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, as políticas de combate ao analfabetismo não são apenas uma necessidade educacional, mas também um instrumento poderoso de justiça social. “Quando ensinamos alguém a ler e escrever, estamos garantindo sua dignidade e ampliando suas possibilidades. Seguiremos firmes nessa missão, trabalhando juntos para que o conhecimento chegue a todos os paranaenses”, afirmou.
Para se inscrever, é preciso ter 15 anos ou mais e não ter sido alfabetizado na idade apropriada. As aulas são presenciais e gratuitas, com dois encontros semanais. A carga horária total é de 300 horas e os estudantes recebem alimentação, caderno de atividades e kit de material escolar.
PROGRAMA – Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), por meio do Departamento de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Alfabetiza Paraná tem como meta principal reduzir o analfabetismo no Estado e ampliar o acesso à educação básica como direito fundamental de todos os cidadãos.
“O programa reafirma o compromisso do Paraná com uma educação verdadeiramente inclusiva. Levar alfabetização a quem não teve essa oportunidade na infância é um ato de reparação e de esperança”, destacou Anderson Muniz Canizella, coordenador da Educação de Jovens e Adultos da Seed-PR.
As turmas serão conduzidas por professores alfabetizadores selecionados via chamamento público. Cada profissional receberá uma bolsa mensal de R$ 1.200,00 por turma, podendo atuar em até duas turmas simultaneamente. A iniciativa conta com financiamento de R$ 17 milhões oriundos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), repassados pelo governo federal. A gestão e o pagamento das bolsas são de responsabilidade da Seed-PR.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná tem apresentado avanços consistentes na alfabetização da população. Entre os anos de 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no Estado caiu de 6,3% para 4,3%, alcançando o menor índice da série histórica. Em 2000, esse índice era de 9,5%.
Serviço:
Inscrição: até 15 de maio de 2025 pelo site ou diretamente na escola estadual mais próxima
Início das aulas: 19 de maio de 2025