Atividades nas escolas da rede estadual celebram Dia da Consciência Negra

Piaui

21.11.2023

As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino realizam durante esta semana diversas ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Unindo música, poesia e informação os estudantes participam de atividades com o objetivo de lembrar e celebrar a luta do povo negro no Brasil.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, a iniciativa das atividades partiu do interesse dos estudantes em aprofundar as pesquisas sobre a cultura afro-brasileira, como detalha a gestora escolar, Socorro Soares.

“Esta foi uma atividade pensada e planejada por um grupo de alunos da primeira e segunda série do Ensino Médio para refletir sobre a valorização da Cultura Afro-brasileira no ambiente escolar e envolvendo todos os alunos nessa temática”, contou.

A programação, destinada aos 267 estudantes da escola, contou com apresentações de grupo de capoeira, palestras, concursos de cartazes informativos e o desfile demonstrativo de figuras importantes da cultura afro-brasileira e divindades da religião umbanda.

“Foi um momento importante para toda a comunidade escolar, uma vez que é um tema relevante para todos. Achei muito interessante o desfile representando pessoas negras de importância tanto na história como na política e na representatividade religiosa. Aprendi que as pessoas negras devem ter o seu lugar de fala e voz”, comentou a estudante Débora Sampaio, da 2ª série do Ensino Médio.

A cultura afro-brasileira também foi tema das atividades idealizadas pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Pires de Castro, localizada no bairro Dirceu, nesta segunda-feira (20). Os desfiles com roupas lembrando os mitos, as danças e os desfiles foram protagonizados pelos estudantes.

Tendo à frente o grêmio estudantil, o CETI Moaci Madeira Campos montou a programação pelo Dia da Consciência Negra com rodas de conversa, apresentações culturais e palestra sobre a história e a cultura afro-brasileira, o racismo e a discriminação.

Ao longo da semana escolas da Rede Pública Estadual de Ensino organizarão atividades sobre a data. Nos dias 23 e 24 de novembro, o CETI Rama Boa terá atividades com a temática “Identidade Negra: cultura, cidadania e Educação, com mesa redonda com pesquisadores, exposições sobre moda, culinária e música desenvolvidas pelas turmas. No CETI Otavio Falcão a diversidade da programação, nas mesmas datas, envolve as competições esportivas e apresentações culturais.