Atividade revela desafios da pessoa com deficiência na EE Professora Marina Flavina da Silva em Campo Grande

Mato Grosso do Sul

13.11.2025

Uma atividade socioemocional é um caminho necessário para influenciar o comportamento dos alunos em torno do reconhecimento do sentimento de compaixão pelo colega.

Especialmente, quando o caso envolve uma pessoa com deficiência de natureza física, mental ou sensorial.

Pensando em contribuir com a ampliação da rede de apoio e a formação de amizades sem preconceitos, a Escola Estadual Flavina da Silva promoveu uma atividade com o 3º ano B, reproduzindo os desafios de um estudante com deficiência (PCD).

A atividade contou com o apoio do Senai em uma dinâmica de promoção da cultura da inclusão, revelando as dificuldades de acessibilidade e a urgência de ambientes mais acolhedores.

Coordenada pelo professor do Senai/MS e especialista em Gestão de Pessoas, Elinei Morais, a dinâmica procurou estimular a convivência com pessoas que têm mobilidade reduzida.

“Precisamos reduzir barreiras sociais motivadas por preconceito ou desconhecimento com a participação efetiva da sociedade estudantil”, reforçou o diretor da escola, Dilmar Ricardo Ribeiro.

 

Gilberto Junior, SED

Fotos: arquivo escolar