Atheneu Sergipense vence ‘Desafio nas Redes’ e concorre à fase estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Sergipe

19.08.2024

O Centro de Excelência Estadual Atheneu Sergipense, instituição de ensino da rede pública estadual em Aracaju, venceu o Desafio nas Redes, um esquenta do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae e o Institutos Ideias do Futuro com o intuito de criar soluções inovadoras para problemas da escola ou comunidade por meio da tecnologia.

No Desafio nas Redes são premiadas três equipes, três orientadores e três instituições de ensino que deveriam realizar mobilizações nas redes sociais para gerar engajamento e interatividade, realizando as missões anunciadas pelo Desafio Liga Jovem. O Atheneu Sergipense ficou em 1º lugar na categoria “TOP Escolas”, concorrendo com 46 escolas de todo o país, e dois gestores da instituição irão acompanhar a final nacional que acontece em dezembro com tudo pago.

A coordenadora Darcylaine Martins é orientadora da equipe ‘Atalaia Sustentável’. Ela falou sobre a experiência transformadora em participar do desafio e poder trabalhar com a criatividade, colaboração e determinação de toda a comunidade acadêmica. “Ver o engajamento dos nossos estudantes ao desenvolverem seus projetos foi inspirador e reafirmou nosso compromisso com a educação de qualidade na rede estadual. Acreditamos que, ao dar visibilidade ao esforço dos nossos jovens, estamos não apenas fortalecendo o protagonismo estudantil, mas também inspirando outras escolas e alunos a se envolverem em projetos que transformam a realidade”, afirmou a coordenadora.

O Atheneu Sergipense segue com dois projetos concorrendo na categoria ensino médio no Desafio Liga Jovem. A equipe ‘Atalaia Sustentável’, que tem como orientadora a coordenadora Darcylaine Martins, cujo objetivo é transformar a matéria-prima da Praia de Atalaia/SE em Eco Embalagens sustentáveis através da fibra de coco; o segundo é o da equipe ‘Biococo’ com o projeto de esponjas biodegradáveis de coco sob a orientação da professora Cristiane Campos Lemos.

O diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, falou sobre a importância em oferecer oportunidades para os alunos desenvolverem suas habilidades. “Essas competições são importantes para o Brasil, pois elas fortalecem o ensino, ajudam no engajamento dos alunos e diminuem as reprovações. Elam acabam fazendo com que o aluno consiga enxergar a escola como um movimento de crescimento pessoal”, pontua o diretor.

Desafio Liga Jovem

Além do Atheneu Sergipense, mais três unidades escolares da rede estadual de Sergipe estão classificadas para o Desafio Liga Jovem na categoria ensino médio: o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, de Canindé de São Francisco, com os projetos: ‘Farma Sertão: transformando saúde com fitoterapia’ e o ‘Glico Connect’. Do Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, em Barra dos Coqueiros, concorre o projeto ‘Hybria’ e do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, o projeto ‘Max Adventure: educação financeira é agora’.

A próxima participação das escolas acontecerá no dia 10 de setembro, de forma online, na etapa estadual do Desafio Liga Jovem. Os primeiros colocados de cada categoria – Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação Superior – passarão para a fase regional que acontecerá em outubro. Logo após a conclusão dessa fase, acontecerá a fase nacional, em dezembro.

O Desafio Liga Jovem do Sebrae, com apoio do Instituto Ideias do Futuro, visa promover a cultura empreendedora entre estudantes e professores, incentivando-os a criar soluções para desafios sociais utilizando a tecnologia.

O projeto tem quatro etapas: início com envio de vídeos online de até cinco minutos; seleção de 24 equipes por estado para a fase estadual; escolha de uma equipe por categoria para a etapa regional; e, finalmente, a competição nacional presencial com as melhores equipes de cada região.

A partir da classificação da etapa estadual, as equipes aprovadas recebem brindes. Na etapa estadual os classificados recebem um vale-compras no valor de R$ 500,00; na regional recebem uma viagem com tudo pago para disputar a fase final presencialmente e celulares de última geração; já na etapa nacional as equipes ganhadoras receberão notebooks, tablets, smartwatches e uma viagem internacional.