Assessora do CEE/PR faz palestra sobre Educação Popular em Congresso Mundial nos EUA

Paraná

26.11.2024

A assessora do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CCE-PR), a professora Adriana Thomé, participou e proferiu palestra recentemente, no Congresso Mundial de Enfermagem em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde abordou a importância da educação popular na luta contra a desnutrição infantil em países emergentes da América Latina, Caribe e África.

 

 No eixo Educação e Saúde, com a apresentação intitulada “Zilda Arns, uma intelectual militante e sua relação com a educação popular e a Pastoral da Criança”,  Adriana Thomé explorou a notável trajetória de Zilda Arns, médica, intelectual progressista, educadora, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, que dedicou sua vida ao combate à desnutrição infantil  e que teve um papel importante na promoção de valores universais, como a liberdade e a justiça social, princípios que permeiam a proposta educacional de Paulo Freire.  

 

A palestra considerou o contexto histórico da Pastoral da Criança e a educação popular, ressaltando a intersecção com a Igreja, fundamentos filosóficos, abordagens pedagógicas e as condições socioeconômicas do Brasil.

 

TRAJETÓRIA- Adriana Thomé possui uma extensa trajetória acadêmica.  Fruto da educação pública estadual do Paraná, é doutoranda em Educação pela Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/SP); especialista em Educação a Distância, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Pedagogia Sistêmica, pela Faculdade UNINA, de Curitiba;  bacharela em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Teologia pela UMESP/SP; licenciada em Arte pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e em Pedagogia pelo Centro Universitário Bagozzi. É professora da Rede Pública Estadual do Paraná e do município de Curitiba, além de ser pesquisadora na área da Educação.

 

 De acordo com a professora, a educação que recebeu nas instituições públicas de ensino moldou quem ela é hoje. “É essencial que novas gerações tenham acesso a uma formação de qualidade, independentemente de sua origem social. Acredito na educação que transforma e permite ao ser humano se tornar protagonista de sua história”, destaca. 

 

 O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes,  ressalta a qualidade do trabalho da servidora. “Adriana Thomé representa a força e o potencial transformador da educação pública paranaense e sua palestra proporcionou aos congressistas, oriundos de todos os continentes, refletirem sobre o papel da educação na superação de desafios sociais em países emergentes”.