Mato Grosso do Sul
23.09.2024A Escola Estadual Professor Alício Araújo, em Dourados, realizou no dia 28 de agosto a II edição da Feira de Ciências Escolar, envolvendo estudantes do 5ºano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, coordenada pela professora Vilma de Fátima Aguiar Carbonaro, coordenadora de Ciências da Natureza e Tecnologia.
Os estudantes apresentaram trabalhos criativos e informativos sobre diversos temas científicos, onde aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Cada turma se dedicou a explorar um tema específico, com projetos que variaram desde "Conhecendo o Planeta Terra" no 5º ano, até "Química e Música - estudando a composição dos materiais" no 3º ano do ensino médio.
Outros temas abordados incluíram a prevenção de parasitoses, saneamento básico, funcionamento do corpo humano, bazar de troca e consumo sustentável, lançamento de foguete e brinquedos ecológicos. Projetos orientados pelos professores(as): Mirian Fernandes Rodrigues (Pedagoga), Érica Emilia Napolitano, Joelson Arruda da Silva, Juliane Martins Franca da Silva, Vilma de Fátima Aguiar Cabonaro (Ciências e Biologia), Joice Menezes Lupinetti, Maydla dos Santos Vasconcelo (Química), Lays Salomão Freitas (Física), Kleberson Salina de Souza (Espanhol), Claudio Miranda e Fábio Goulart (Matemática e Informática).
Habilidades
O evento foi aberto aos pais e responsáveis, que tiveram a oportunidade de conferir de perto as habilidades dos estudantes em expor e explicar os conceitos científicos trabalhados. Um dos pontos altos da feira foi o encerramento, que ocorreu no campo de futebol ao lado da escola. Lá, os foguetes movidos a água pressurizada, construídos pela turma do 1º ano e orientados pelos professores Kleberson Salina e Cláudio Miranda, foram lançados, proporcionando momentos de alegria e empolgação tanto para os estudantes quanto para a comunidade presente.
Feira de Ciências são de extrema importância, pois representam uma oportunidade única para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, "este é um momento de inversão de papéis, onde o estudante assume a posição de professor, explicando para o ouvinte os aspectos e objetivos de sua obra exposta", destaca professor professor coordenador de práticas inovadoras Fabio Goulart, evidenciando o papel da oratória, da criatividade e da capacidade de síntese e argumentação no processo de aprendizagem.
De acordo com coordenadora pedagógica Crislaine Bonin Domingos “ a feira ofereceu aos estudantes a oportunidade de desenvolverem seu protagonismo, apresentando de forma diferenciada os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, esses eventos proporcionam uma troca de experiências entre os estudantes e uma chance de demonstrar os trabalhos realizados para outros membros da comunidade escolar”.
A coordenadora pedagógica Francylaine Silva de Almeida Britorelata que “ foi um momento maravilhoso para contemplar os projetos dos estudantes, que demonstraram muita desenvoltura e comprometimento com suas apresentações. E a abertura para a comunidade foi muito positiva pois os pais/responsáveis puderam mais uma vez participar ativamente na educação escolar de seus filhos, motivando ainda mais os estudantes. Esses momentos mostram que estamos no caminho certo de dar oportunidades aos estudantes de serem protagonistas”.
“A Feira de Ciências não apenas estimulou a curiosidade científica e a capacidade investigativa dos estudantes, como também fortaleceu a interação entre a escola e a comunidade, tornando o aprendizado uma experiência dinâmica e compartilhada”, finaliza diretor Marcos Falco de Lima.
A Escola Estadual Professor Alício Araújo, tem como lema “educando para vida”, promove educação em tempo integral, ofertando do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental Integral, além do Novo Ensino Médio Integral Profissionalizante, por meio dos cursos Assistente de Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Redes para o 1°ano, Desenvolvedor de Páginas Web para o 2° ano e Desenvolvedor de Sistemas Computacionais para 3º ano. Com uma formação pautada no protagonismo e autoria, a proposta pedagógica da escola busca a preparação para o Projeto de Vida de cada estudante.
Adersino Junior, SED