Ano letivo de oito Escolas do Novo Saber inicia na segunda-feira, 25

Amapá

22.02.2019

Por Caroline Mesquita

O ano letivo já vai começar na próxima segunda-feira, 25, para os estudantes novatos matriculados nas primeiras unidades escolares que experimentam a metodologia do ensino em tempo integral, conhecidas como Escolas do Novo Saber: Colégio Amapaense, Tiradentes, Maria do Carmo Viana, José Firmo, Raimunda Virgolino, em Macapá; Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.

O acolhimento nas Escolas do Novo Saber possui uma dinâmica diferenciada, tanto para estudantes antigos quanto novos, assim como para os pais e responsáveis. Ele é feito por estudantes veteranos e também por jovens protagonistas egressos de escolas de tempo integral de Pernambuco e consultores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

Cronograma

No dia 25, às 13h, o acolhimento será para estudantes novatos nas escolas já citadas acima. Às 17h, é a vez de receber pais e responsáveis. Na terça-feira, 26, às 7h30, começa as aulas para os calouros. E no dia seguinte, 27, no mesmo horário, inicia as aulas dos alunos veteranos.

Blitz das Escolas do Novo Saber

Durante esta semana, jovens protagonistas fizeram uma grande ação de blitzes informativas nos principais cruzamentos da capital amapaense. O objetivo era divulgar a metodologia da escola de tempo integral. Os estudantes panfletaram sobre as vantagens de fazer o ensino médio nas Escolas do Novo Saber.

Entre os benefícios estão: ter aulas em laboratórios para aprender na prática; oportunidades para treinar liderança, construção de projetos de vida; clubes de protagonismo; aula das 7h30 às 17h, com direito a três refeições na escola, entre outros.

Ainda há vagas

Para quem deseja estudar nas Escolas do Novo Saber, a matrícula pode ser feita diretamente na escola em que pretende estudar. Ainda há vagas para o ensino médio (1ª, 2ª e 3ª séries), inclusive, nas quatro novas unidades que ofertarão o modelo de ensino a partir deste ano: Lucimar Del Castillo, Jesus de Nazaré, Carmelita do Carmo, em Macapá, e Elias Trajano, em Porto Grande, onde o ano letivo começa no dia 20 de março. Às 13h, será o acolhimento dos estudantes novatos e, às 17h, é a vez de receber os pais. As aulas em sala iniciam no dia seguinte, 21, às 7h30.