Mato Grosso
01.11.2022Alunos da Escola Estadual ‘Professora Julieta Xavier Borges’, localizada no município de Barra do Bugres, realizaram o “Dia de Vestir de Rosa”, ação que faz parte da campanha “Outubro Rosa” e envolve todos os 350 estudantes da unidade na conscientização e prevenção do câncer de mama. A ação foi realizada na tarde da última sexta-feira (28.10) e envolveu estudante do 6º ao 9º Ano.
A comunidade escolar atendeu ao pedido do Grêmio Estudantil, abraçaram a causa e compareceram à escola vestidos com camiseta rosa, chamando atenção para o combate ao câncer de mama. A ação também envolveu servidores e professores, que também mostraram estar engajados nessa sensibilização tão importante para a saúde.
Outubro é conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama. Esta data visa promover a conscientização sobre a doença, que atinge mulheres e homens. “Nunca é demais a prevenção. Hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas, amamentação, controle de peso e de bebidas alcoólicas contribuem para prevenir a doença”, diz a diretora da escola, Andreia Rodrigues Geres.
Ela observa que todos da escola se vestiram de rosa e isso causou impacto também na comunidade. “Muitas pessoas devem ter se perguntado sobre os motivos da camiseta rosa e saíram em busca de respostas. O objetivo foi justamente esse, fazer as pessoas pensarem um pouco mais sobre a saúde e sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama e de colo de útero”.
“Foi um ato singelo dos nossos estudantes, mas que produziu um resultado surpreendente tanto na comunidade quanto no meio estudantil. É importante que nossas alunas adquiram a consciência da prevenção na adolescência. Isso, certamente, vai proporcionar mais saúde e até salvar vidas”, completou Andreia.
As recomendações médicas mais importantes são: realizar os exames de forma periódica e, ao perceber qualquer alteração nas mamas, a mulher deve buscar o serviço de saúde para fazer a avaliação. Somente com diagnóstico precoce do câncer de mama e tratamento adequado é possível ter maior chance de cura.