Rio de Janeiro
20.09.2017Mais de 6 mil estudantes da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro viveram uma experiência diferente, na última segunda-feira, dia 18. Jovens de diferentes regiões visitaram o espaço Game XP do Rock in Rio, uma novidade do festival, e tiveram a oportunidade de vivenciar o universo dos jogos e poderão levar esse conhecimento para ser utilizado em sala de aula em atividades pedagógicas.
Os ingressos foram distribuídos a escolas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a Oi e a organização do Games XP. As arenas ficaram lotadas de alunos que circularam, interagiram com estudantes de outras escolas e conheceram novos e, principalmente, antigos jogos que já foram “febre” em décadas passadas.
O espaço foi visitado por alunos de escolas localizadas na capital do Rio de Janeiro e também em Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itatiaia, Maricá, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia e Teresópolis.
Uma das unidades presentes foi o Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, que levou 150 jovens. A escola oferta Ensino Médio integrado ao curso técnico em Telecomunicações e possui alunos e professores que utilizam jogos em salas de aula como instrumentos pedagógicos. Inclusive, antes de irem ao Game XP, os estudantes foram orientados a pesquisar o universo tecnológico e o mercado atual dos videogames.
– O principal objetivo da visita foi possibilitar que os estudantes tenham essa experiência e associem esse conhecimento às atividades pedagógicas, pois diversos professores utilizam jogos em sala de aula como ferramentas de ensino para melhorar o aprendizado dos alunos – conclui o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, que esteve no evento ao lado de estudantes e professores.