Todos Pela Educação destaca nível de aprendizado nos primeiros anos do ensino fundamental
Para avaliar a escrita dos alunos foi aplicada uma prova de redação focada em três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro (que avalia a grafia das palavras, a adequação às normas gramaticais, a segmentação de palavras e a pontuação). Na redação, a rede pública de Minas Gerais ocupou o primeiro lugar do país, com 37,2% dos alunos no nível adequado, seguido pelos estados de São Paulo e Mato Grosso, ambos com 36,2%. Considerando todas as redes, Minas ocupou a segunda posição, com 41,6% dos alunos no nível adequado, ficando atrás apenas de Goiás que tem 42,1%.
A Prova ABC também avaliou os estudantes em Matemática e Leitura. O Estado também tem o maior percentual de estudantes do 3º ano com nível considerado adequado em Matemática, com 49,3%. Em Leitura, o percentual de estudantes no nível considerado recomendável pelo estudo é de 59,1%. Neste caso, Minas ficou no segundo lugar do ranking, atrás de São Paulo, que alcançou 60,1%.
Considerando o sistema público, Minas fica na segunda posição geral em Leitura (55,3% no nível recomendável) e na terceira em Matemática (44,1% dos estudantes no nível recomendável). Confira a pesquisa na íntegra.
Foco no aprendizado
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, o bom resultado de Minas em relação aos outros estados é resultado das ações que vem sendo desenvolvidas nos últimos anos em relação à alfabetização.
“Embora seja amostral, a avaliação veio comprovar o trabalho que já estamos desenvolvendo há muito tempo e que tem dado certo. Fomos pioneiros na oferta do ensino fundamental de nove anos. Também temos o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) que auxilia o professor no trabalho com o aluno, sempre focando o aprendizado”, destaca a subsecretária. Ainda segundo ela: "a avaliação do Todos pela Educação, embora positiva no intuito de inserir os resultados de Minas Gerais em um contexto nacional, apenas reforça a tendência positiva que as avaliações educacionais aplicadas pela Secretaria de Estado de Educação já percebem nos últimos anos".
Enquanto a Prova ABC realiza uma avaliação amostral, Minas avalia todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental em relação ao nível de leitura e escrita por meio do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) desde 2006. O último resultado do Proalfa mostrou que 87,3% dos estudantes da rede estadual mineira escrevem, leem, interpretam e fazem síntese em nível recomendável.
“As nossas avaliações, como o Proalfa, são censitárias e por isso nos dão condições maiores de avaliar o desempenho dos alunos e, inclusive, traçar políticas educacionais. O Proalfa, além de ser aplicados aos alunos da rede estadual, também está presente em todas as redes municipais de ensino”, explica Raquel Elizabete de Souza Santos.
O percentual de estudantes no nível recomendável se mantém acima dos 85% nas últimas três avaliações.
Campeões da Matemática
A partir deste ano, o Proalfa vai evoluir. Além das provas que vão avaliar o nível de alfabetização dos estudantes, o exame vai contar também com provas de Matemática. “A avaliação é necessária para que se faça uma educação de cada vez mais excelência. Em Matemática, nós sempre tivemos um desempenho melhor, prova disso é que somos hexacampeões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O fato de você avaliar o aluno do 3º ano do ensino fundamental nesse conteúdo nos possibilita traçar propostas e alternativas para este aluno ter a sua trajetória melhor na educação básica”, detalha a subsecretária.
As provas do Proalfa serão aplicadas na última semana do mês de outubro. O exame é aplicado em todas as escolas estaduais de anos iniciais e também é oferecido pelo Governo de Minas a todas as redes municipais de educação do Estado.
Prova ABC
A Prova ABC é uma iniciativa do Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Itaú Social, da Fundação Educar DPaschoal, do Instituto Gerdau e do Instituto Península.
O exame foi aplicado em 2012, no final do ano letivo, e avaliou 54 mil crianças de 2º e 3º ano de escolas públicas e privadas de 600 municípios de todo o País. Todos as unidades da federação fizeram parte da amostra.
Esta é a última edição da prova, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) criou a Avaliação Nacional da Educação (ANA) como um dos eixos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais