robótica
10.07.2019Alunos do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima participaram, no último dia 25 de junho, da I Mostra de Robótica do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá (IF Goiano). No evento, os estudantes apresentaram seus robôs, que são capazes de seguir uma linha sem ajuda humana. O projeto, chamado Tecno Zone, é desenvolvido nas aulas de protagonismo juvenil, com alunos do ensino médio e fundamental do colégio, com apoio do IF Goiano. Nessas aulas os alunos têm disponíveis Kits de robótica e acesso a plataforma Arduino, desenvolvendo vários projetos, como o robô seguidor de linha.
O objetivo do projeto é ampliar os conhecimentos dos alunos na área da robótica através da plataforma Arduino e desenvolver projetos que possam ser utilizados na escola e também na vida profissional desses alunos. Além disso, ampliar os conhecimentos de robótica na escola, despertando o interesse de diversos alunos para que o projeto continue a ser desenvolvido.
“As aulas de robótica no CEPI trazem grandes oportunidades para os alunos desenvolver conhecimentos na área, além de estarem participando de amostras e campeonatos estes também desenvolvem projetos para uso internos na escola e conhecimentos para suas vidas”, exalta a professora responsável pelo Tecno Zone, Daniela Cristina Marques. Ela ressalta ainda que a parceria com o IF foi fundamental para o desenvolvimento do projeto, que tem objetivo participar da Mostra Nacional de Robótica. “Inicialmente tínhamos o desejo de ter um Clube voltado para a robótica, mas não tínhamos conhecimentos necessários para desenvolver. Com a parceria do IF podemos realizar essas aulas, pois temos muitos alunos com afinidades e hoje desenvolvendo grandes projetos. Na mostra esses alunos terão grandes oportunidades de ampliar seus conhecimentos e mostrar seus trabalhos”, disse.
O aluno Diego Xavier Siqueira é o responsável por ministrar as aulas de robótica no colégio, por meio de uma bolsa do CNPq. Para ele, o curso foi bastante significativo na aprendizagem, pois proporcionou um novo conhecimento na área de tecnologia. “Compartilho todo o meu conhecimento adquirido no curso para meus colegas de escola que também se interessam e possuem facilidade ou curiosidade em aprender. Essa experiência me despertou outros olhares sobre as relações da tecnologia com as ações humanas e de um possível futuro que está por vir”, disse.
Participante do projeto, o aluno Matteus Henrique Pires afirma que ele e os colegas têm focado na criação de robôs para participar da Mostra Nacional de Robótica. “Queremos aprender mais do que já sabemos, pois, nosso projeto é ‘simples’ e tem espaço para se desenvolver cada vez mais, através de melhorias com outros recursos”, disse. Ele destaca ainda que o projeto Tecno Zone fez a diferença na escola. “Quem se interessa em aprender consegue ver seus resultados e se alegra com eles. É o fruto de um trabalho coletivo de horas de tentativas e erros, porém, com recompensas inesquecíveis”, exalta.
A pretensão da escola é participar do I Campeonato de Robótica do IF – Campus Iporá, que será realizado em setembro deste ano, e, posteriormente da Mostra Nacional, que acontecerá em outubro, no Rio Grande do Sul.