Alunos da rede estadual participam de aulas de campo sobre preservação da água e meio ambiente

Rio de Janeiro

17.04.2024

Para que os alunos vivenciassem a importância do aprendizado teórico sobre a preservação da água, em aulas que envolveram a comemoração do Dia Mundial da Água, o professor de Biologia da rede estadual de ensino Wildner Borges organizou, neste primeiro bimestre, atividades de campo para os estudantes do Ensino Médio de duas unidades escolares da Região Serrana: o Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza, em Valão do Barro, São Sebastião do Alto, e o Colégio Estadual João de Abreu Junior, em Boa Sorte, Cantagalo.

Com a participação de cerca de 60 alunos, as duas aulas aconteceram em Itaocara, município da Região Noroeste, onde diversas entidades e grupos da sociedade civil realizaram projetos relacionados ao tema. O objetivo da iniciativa foi conscientizar os estudantes sobre a importância da água, seus desafios de gestão e conservação, e mostrar, na prática, as possibilidades de preservação dos recursos hídricos do nosso estado.

O trabalho de campo envolveu alunos do Ensino Médio que estudam as habilidades e competências propostas na trilha de aprendizagem ‘Vida Ativa e Sustentável’. A trilha engloba os componentes curriculares ‘Corpo e Mente Saudáveis’ e ‘Projeto de Vida’.

Na primeira aula, os alunos do Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza participaram de palestras, sendo uma delas sobre o processo de captação, tratamento e distribuição da água do rio Paraíba do Sul. Eles também acompanharam a soltura de alevinos (filhotes de peixes) da espécie grumatã no rio – organizada pelo Projeto Piabanha –, presenciaram o plantio de árvores em uma das praças da cidade e ajudaram na distribuição de mudas e bombas de sementes realizada pela ONG Noroeste + Verde. A aula terminou com um passeio turístico de barco pelas águas do Paraíba.

Para os estudantes de Boa Sorte, o passeio foi para conhecer a sede do Projeto Piabanha, na bacia do rio Paraíba. Eles observaram o processo de criação de peixes em cativeiro, aprenderam sobre os impactos ambientais e socioeconômicos da redução das espécies de peixes nos rios e conheceram os benefícios e desafios associados a essa atividade para a comunidade local e para o ecossistema aquático. Também entenderam como as medidas de conservação e sustentabilidade contribuem para a preservação dos recursos naturais, educação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

Para o professor Wildner, foram manhãs de aprendizado, de troca de conhecimento.

– Uma oportunidade importante para eles poderem participar de aulas ao ar livre, nesse nível, envolvidos com a interdisciplinaridade. Principalmente ao lado desse recurso hídrico tão importante para o meio ambiente e também para a economia dos estados do Rio Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, que é o rio Paraíba do Sul – avaliou o professor.

A experiência contada pelos alunos

“Aprendemos como acontecem todos os processos que ocorrem desde a fecundação dos ovos até o dia da soltura dos peixes. No final, vivenciamos a experiência de soltar alguns filhotes da espécie grumatã. Também tivemos palestra sobre o reflorestamento da região Noroeste, os efeitos do desmatamento e sua interferência nas mudanças climáticas. Plantamos duas mudas de árvore e ganhamos sementes e mudas para plantarmos em nossas casas. Ouvimos, ainda, sobre a importância de não jogar lixo no rio e como isso afeta o trabalho de tratamento da água que chega às nossas torneiras. No final, o passeio de barco, uma experiência muito boa e diferente. Além de ter sido um momento de troca de conhecimento e muito aprendizado, foi também de descontração por ter acontecido ao ar livre, em um lugar bonito onde os estudantes tiveram conexão com a natureza”.

Camili Martins de Carvalho Bonan, 17 anos, 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza

 

“Foi um momento muito bom! Eu realmente me senti muito bem durante toda a aula. Acho que todos se divertiram. Nós fizemos a soltura de peixes, ajudando a conservar a fauna local. Eu me senti bem mais disposto a aprender em um ambiente natural e fora da sala de aula. Seria de extrema importância mais atividades como essa, mais momentos como esse”.

Alef Azevedo Medeiros, 16 anos, 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza

 

“Foi uma experiência reveladora, especialmente por aprender sobre a triste realidade da extinção de certas espécies de peixes na região. Poder estar em contato direto com a natureza, explorar novos lugares e aprender sobre a história e a biodiversidade da região foi muito enriquecedor”.

Sofia Rodrigues, 15 anos, 1° série do Ensino Médio do Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza

 

“Foi uma excelente aula que o colégio nos proporcionou. Importante para a nossa compreensão sobre os desafios enfrentados pelo rio Paraíba do Sul e por algumas espécies de peixes ameaçadas de extinção. Tivemos a oportunidade de participar de algumas atividades práticas, como a realização da biometria dos peixes e o processo de reprodução. Claramente, retornamos ao colégio mais conscientizados e satisfeitos com a realização dessa atividade externa”.

Grazielly Dalbone, 16 anos, 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual João de Abreu Júnior
 

Fotos: Divulgação - Seeduc-RJ