Roraima
15.05.2019Por: Marília Mesquita / Mágida Azulay Khatab
Fotos: Ascom/Seed
Cerca de 229 alunos da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, localizada no município de Caracaraí, interior do estado de Roraima, estão realizando o Projeto de Pesquisa Científica em Educação Física com o tema “Fisiologia do Exercício e Movimento, Aprendizagem e Metodologia”. O projeto terá a duração de doze meses e será divido em quatro etapas.
O objetivo é trabalhar a construção do artigo de pesquisa e o desenvolvimento da pesquisa científica, para que o aluno tenha noção de como produzir um trabalho científico, para que saiba como desenvolver uma resenha e produzir um trabalho de conclusão de curso no nível Ensino Médio, explicou o professor doutro Romulo Terminelis.
“A intenção principal é produzir conhecimento e novos saberes para que o aluno aprenda, não só na prática, mas também na teoria, que a Educação Física é uma disciplina importante e que dentro dela também se pode trabalhar uma jornada científica, que é o que nós estamos fazendo em forma de projeto piloto”, disse o professor, explicando que a idéia é futuramente, expandir o projeto.
O trabalho foca também o desenvolvimento coletivo, envolvendo os estudantes do Ensino Médio da Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O professor explicou que o projeto conta com total apoio da equipe gestora e coordenação pedagógica e que os alunos estão bem participativos.
“É um trabalho novo, nunca havia sido realizado na escola e os alunos estão ansiosos, se dedicando, participando de todas as etapas, de todo passo a passo da pesquisa”, destacou Terminellis enfatizando que os alunos utilizam o laboratório de informática da escola para pesquisas e formatação dos trabalhos.
Para realizar a pesquisa, será utilizado o método bibliográfico, documental e de campo, valorizando a relação professor-aluno. A pesquisa terá quatro etapas: construção do projeto, resenhas, construção do artigo e defesa.
TEMA
O tema do projeto científico tem como tema principal a Fisiologia do Exercício que é um estudo da adaptação aguda e crônica da ampla gama de condições aperfeiçoadas pelo exercício físico.
É uma área do conhecimento científico que estuda como o organismo se adapta fisiologicamente ao estresse agudo ou crônico do exercício físico e ao estresse crônico do treinamento físico.