Alunos da Escola Estadual Esther Virgolino realizam mostra científica sobre ecologia e cultura digital

Amapá

25.10.2023

Como parte das estratégias pedagógicas do Governo do Amapá para o desenvolvimento da educação no estado, a Escola Estadual Professora Esther Virgolino, localizada na Zona Norte de Macapá, está promovendo até sexta-feira, 27, a 1ª Mostra Científica sobre ecologia e cultura digital. O evento, que acontece na quadra da unidade, conta com exposição de 20 projetos elaborados pelos estudantes com apoio dos professores.

A programação, que iniciou na segunda-feira, 23, surgiu incentivada pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com objetivo de fomentar a cultura científica no ambiente escolar. Nesta primeira edição a mostra apresenta a temática: “Pegada ecológica e cultura digital: ciência e inovação no meio do mundo”.

O professor Dorvalino Gomes, um dos coordenadores do evento, destaca que o momento é uma forma de resgatar a participação dos alunos nos projetos da escola. 

“Nossa ideia é desenvolver a cultura científica no nosso alunado, isso vai transformar ele em um estudante mais participativo, pesquisador e envolvido com a ciência, essa feira traz a possibilidade de mostrar para todos o que ele construiu dentro do ambiente de ensino”, explica o professor.

A mostra conta com a participação de mais de 200 estudantes, expondo trabalhos com foco no desenvolvimento de investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção social, inclusão, ecologia e empreendedorismo.

Um dos trabalhos é o “Projeto Sabão do Bem”, que conta com a participação da aluna Alice Duarte, de 17 anos, da 3ª série do ensino médio. O projeto ecológico reutiliza óleo de cozinha para fabricação de sabão, sabonete e detergentes ecológicos.

“Nosso projeto tem uma proposta ecológica e empreendedora, através dele podemos trabalhar a conscientização do desperdício desses resíduos que faz mal para nossos rios e reutilizar para fazer um produto que também pode nos trazer uma renda extra”, disse Alice Duarte.

Outros projetos apresentados na mostra fazem parte das ações desenvolvidas na escola que enfatizam a liberdade de pensamento dos alunos para construção de soluções através de práticas inovadoras, entre eles está o projeto, “Marketing Digital”, da equipe do estudante Luiz Eduardo dos Santos, que utiliza ferramentas comunicacionais na internet para arrecadar recursos para a escola.

“Essa feira é importante para os alunos absorverem conhecimento, diversos projetos aqui são uma forma de mostrarem sua capacidade intelectual, por exemplo no nosso projeto de marketing o aluno aprende a usar o celular pensando na sua carreira fora da escola”, pontuou o aluno do 2º ano. 

Sobre a mostra

A 1° Mostra Científica da Escola Estadual Professora Esther Virgolino, conta com incentivo do Governo do Estado e financiamento do Ministério da Ciência de Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

A programação segue até sexta-feira, 27, com a exposição de projetos, palestras, apresentações, oficinas, jogos e diversas outras atividades. As visitas podem ser feitas das 8h às 17h.