Aluno da rede pública estadual é finalista do Programa Jovem Senador

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

25.11.2019

O aluno Julio Cesar Marques de Oliveira, do Colégio Estadual Jornalista Artur da Távola, no bairro Cosmos, Zona Oeste, é um dos 27 estudantes selecionados no Programa Jovem Senador. Ele viaja nesta segunda-feira, dia 25, para Brasília, onde representará o estado do Rio de Janeiro no Senado Federal. Com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, ele escreveu uma redação para participar da seleção, que recebeu textos de jovens de todo o país. Julio fica até o dia 30 deste mês em Brasília conhecendo e participando do dia a dia do Senado Federal.

Orientado pela professora Carla Cristina Silva Fernandes, de Língua Portuguesa, ele destaca a importância do assunto.

– O título da minha redação foi "Fiscal cidadão, cidadania em construção". Argumentei que o cidadão que fiscaliza o orçamento público tem sua cidadania em construção, uma vez que conhecerá o destino da verba que deve concretizar os direitos garantidos pela Constituição Federal e, por conseguinte, cobrará a concretude desses direitos – frisa o aluno.

Julio revela que não imaginava ser o 1º colocado do Rio de Janeiro e que apenas a oportunidade em participar e desenvolver o tema já o deixava contente.

– Ao receber a notícia de que venci a etapa estadual, fiquei muito feliz, além dos meus familiares, professores e colegas – relembra.

A professora Carla, que há 14 anos trabalha na rede pública, comenta que foi a primeira vez que participou do Programa Jovem Senador.

– Neste ano, com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, pudemos enfatizar a importância de, enquanto cidadãos, intervir, direta e indiretamente, na direção do que é público. Participar do Projeto Jovem Senador foi bem relevante para mostrar aos jovens que o engajamento deles no acompanhamento do orçamento público demonstra valorização ao Brasil – pontua a professora.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destaca que o trabalho em conjunto entre aluno e professor é uma das receitas de bons resultados.

– Um dos pontos importantes dessa participação é a integração entre o estudante e seu professor. Acompanhar e orientar os alunos em produções diversas é muito bom, uma vez que auxilia na melhora do desempenho e dá oportunidade de os alunos apresentarem seu lado criativo e, neste caso, de cidadãos – declara Pedro Fernandes.