Aluna de escola estadual de Nova Iguaçu vence competição nacional de economia

Rio de Janeiro

30.10.2024

Conhecimento ampliado sobre economia, nova experiência com trabalho em equipe e incentivo ao uso de tecnologias educacionais. Foi assim que Yasmim Rodrigues, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Professora Venina Correa Torres, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, venceu a 9ª edição do Desafio Quero Ser Economista. Promovida pelo Conselho Federal de Economia, a competição foi realizada de forma on-line e destinada a alunos do Ensino Médio. A jovem da Baixada foi a única representante do estado do Rio de Janeiro na disputa, que aconteceu entre agosto e outubro.

 – Estou me sentindo realizada, principalmente porque eu não esperava que fosse ganhar, já que eu passei para a segunda fase em 26° lugar. Fiquei bastante feliz e surpresa com este resultado – declarou Yasmim.

A estudante afirma ainda que o que mais gostou na competição foi aprender vários assuntos diferentes e legais.

– Sem dúvida, o apoio que recebi dos professores e dos colegas de classe foi fundamental para eu ter conquistado este desafio – disse a vencedora.

O Desafio Quero Ser Economista é aberto aos alunos de escolas públicas e privadas de todo o país e tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos da profissão e o mercado de trabalho de forma interativa, divertida e emocionante.  Este projeto visa mostrar como as Ciências Econômicas transformam realidades e contribuem para o desenvolvimento inclusivo, tornando a competição uma oportunidade para os estudantes conhecerem os conceitos básicos da carreira.

– Para nós do Venina, é um orgulho enorme vencer mais um desafio. Temos estudantes brilhantes, e a Yasmim é uma aluna incrível, inteligente, e mereceu ser a primeira colocada do Brasil na disputa. Que venham novos desafios – comemorou a diretora-geral Camila Sladek, que está à frente da unidade desde 2021.

Durante semanas, estudantes de todo o Brasil participaram dos esquentas e mergulharam com tudo nessa divertida competição, respondendo as perguntas e somando pontos em jogos como anagramas, associação, game show e forca. Eles também fizeram vídeos sobre determinado tema, que serão avaliados de acordo com a clareza da exposição, coerência de ideias, precisão do conteúdo, relevância do assunto, criatividade e originalidade do material. Os vencedores do desafio podem ganhar até R$ 2 mil.

– Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições das quais participam. Esta nova conquista mostra que estamos no caminho certo, ofertando um ensino público da mais alta qualidade, abrindo muitas portas para o projeto de vida dos nossos jovens. Com certeza, ações desenvolvidas por toda a equipe pedagógica estão fazendo a grande diferença na formação de nossos estudantes. É um momento muito especial para nossa rede, de muito orgulho – concluiu a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Foto: Divulgação - Seeduc-RJ