Aluna de Cáceres representa MT no Jovem Senador 2015
Jovem Senador
19.10.2015
Andressa Costa da Silva, 17 anos, aluna
da Escola Estadual União e Força, em Cáceres (a 210 km de Cuiabá), é a
representante de Mato Grosso no projeto Jovem Senador 2015. A estudante
conquistou a classificação com a redação "Comprometimento político,
questão de ética e saber" e está entre os 27 selecionados – um de cada
Estado e do Distrito Federal – de um universo de 84.769 redações
apresentadas nesta edição.
A
legislatura tem início com a posse dos jovens senadores, dia 17 de
novembro, no Senado Federal, seguida pela eleição da Mesa e se encerra
com a aprovação dos projetos e a consequente publicação deles no Diário
do Senado Federal.
Na
fase de classificação, pela Secretaria de Estado de Educação de Mato
Grosso (Seduc-MT), três redações passaram para a etapa nacional. Junto
ao texto de Andressa, classificado em primeiro lugar estadual, foram
enviados: "Protagonismo jovem e a conexão política" produzido por Maria
Emília Macedo de Lima da Escola Estadual São José do Rio Claro, de São
José do Rio Claro, que ficou com o segundo lugar no estado; e
"Participar também é poder" de Rafaella Moura de Oliveira, da Escola
Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, de Colíder, que
garantiu o terceiro lugar estadual.
Ao
todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045
professores orientadores. Os professores orientadores das redações
selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília. Eles
acompanharão os alunos participando de uma programação específica na
capital.
Na etapa
nacional, as redações classificadas em 1º, 2º e 3º lugares são dos
estados de Minas Gerais, Acre e Sergipe. Os primeiros colocados
nacionais foram escolhidos pela comissão julgadora do Senado. Antes
disso, os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na
Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. Os alunos
receberão premiações durante a programação.
Histórico
Andressa
é a terceira aluna da escola União e Força a ser finalista no projeto
Jovem Senador. Em 2014, a representante de Mato Grosso, Nathalia Lima
Janones, era da mesma escola e conquistou o primeiro lugar nacional no
concurso com a redação "Se eu fosse Senador".
A
diretora da unidade escolar, Soli Alves de Oliveira, conta que todos
alunos são incentivados a produzir textos com temáticas políticas e de
atualidades. "Geralmente, na primeira etapa de seleção realizada na
escola elencamos as redações como atividades avaliativas, então os
alunos são levados a pensar sobre esses assuntos com um incentivo
imediato, a pontuação".
Assim,
os 900 estudantes matriculados na escola são envolvidos nas atividades
interdisciplinares que contam com a participação dos professores das
áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia.
Dois
projetos de Lei do Senado foram elaborados a partir de sugestões de
participantes do Programa Jovem Senador. No fim do ano passado, eles
foram aprovados e encaminhados à Câmara dos Deputados. Um deles, o PLS
467/2012, que determina que estudantes com baixo rendimento escolar
sejam incluídos em plano de recuperação especial, surgiu de ideia da
"jovem senadora" Rafaela de Souza e Silva da Escola Estadual
Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, de Colider, que
participou do programa em 2011, representando Mato Grosso.
De
acordo com o texto, os sistemas de ensino precisam identificar, até o
final do primeiro bimestre letivo, os estudantes dos ensinos fundamental
e médio com baixo rendimento ou baixa frequência para incluí-los no
plano de recuperação. O plano prevê a ampliação do horário escolar, a
visita de educadores ao ambiente familiar e, quando necessário, a
assistência psicológica aos estudantes.
*Com assessoria do Senado Federal
ALINE COELHO
Assessoria/Seduc-MT