Mato Grosso do Sul
02.09.2024Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, localizada no centro de Rio Verde de Mato Grosso, realizou duas atividades pedagógicas inclusivas, tratam-se da comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e da apresentação dos trabalhos dos fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras: a vegetação do Brasil e de Mato Grosso do Sul
Semana Nacional
Celebrada desde 1963 pela pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto, aborda uma questão importante para esse segmento da população e da comunidade escolar.
A escola busca conecção dos estudantes e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade, acerca das necessidades específicas da comunidade escolar, promover a inclusão social, combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência, as atividades acontecem sob orientação e supervisão da professora Lilian Castro, juntamente com as professoras de apoio e apoio pedagógico do professor coordenaror de prátivas inovadoras Yhurik Chagas, supervisor de Educação Profissional Douglas William.
Apresentação de trabalhos
O componente curricular de Geografia, os estudantes do 6º ano do ensino fundamental apresentaram os trabalhos referentes aos fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras: a vegetação do Brasil e de Mato Grosso do Sul, com referências aos padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
De acordo com a professora Evelyn Dayane Balta Soares, a formação do relevo é o resultado de ações antigas e recentes, causadas pela natureza (agentes endógenos e exógenos) e pelo homem, ou seja, o relevo é dinâmico, em constante transformação.
O resultado nós percebemos nas Formas de Relevo: Planícies, Planaltos, Depressões, Montanhas e Serras, habilidade do objeto de conhecimento; Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras: a vegetação do Brasil e de Mato Grosso do Sul; Padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
Os trabalhos foram apresentados para toda comunidade escolar no pátio da unidade escolar, sob orientação das coordenações pedagógica dos professores Jhonatan Gonçalves e Ana Andrade.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Escolar