Mato Grosso do Sul
31.01.2025Nesta quinta-feira, 30 de janeiro de 2025, o Governo do Estado, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), lançou o programa “MS Educação - Educação bem-feita faz o futuro dar certo”, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento destacou um investimento de R$ 920 milhões destinado à infraestrutura, tecnologia, investimento em programas já em andamento e novas iniciativas.
Com foco na transformação da infraestrutura das unidades escolares, a solenidade abordou a aquisição de novos equipamentos tecnológicos, a compra de ônibus escolares e a capacitação dos profissionais da educação. As ações abrangem uma ampla gama de iniciativas, como a aquisição de mesas para refeitório, mobiliário para a equipe de gestão, armários, conjuntos escolares para alunos e professores, uniformes, kits escolares, lousas digitais e computadores. Além disso, os investimentos incluem Laboratórios Móveis de Ciências da Natureza e kits de robótica.
Um dos destaques do evento foi a reforma da Escola Estadual Amando de Oliveira, localizada em Campo Grande. A unidade, que completou 50 anos em 2023 e nunca havia passado por uma reforma tão abrangente, agora conta com uma infraestrutura modernizada que incluiu troca de telhado, ampliação das instalações, obras de drenagem e melhorias nas redes hidráulica e elétrica.
A escola também recebeu novos equipamentos de segurança, laboratório de ciências climatizado, gás encanado na cozinha e no laboratório, bebedouros novos e armários em MDF. A instalação de placas fotovoltaicas e a criação de um banheiro acessível são outras iniciativas que demonstram o comprometimento com a sustentabilidade e a inclusão.
A direção da escola expressou satisfação com as mudanças. Com as intervenções realizadas, toda a cobertura foi retirada para permitir a entrada de luz natural e criar uma área acolhedora para convívio.
“Estamos vivendo um momento histórico para nossa escola, as mudanças implementadas na reforma foram muito esperadas por toda comunidade escolar. Nossos estudantes agora contam com um espaço adequado para se alimentar e conviver, além de todo investimento na infraestrutura, equipamentos e na segurança escolar”, destacou o diretor Henrique Manoel Ramos Alberto.
Um dos principais benefícios foi a criação do refeitório climatizado. Anteriormente, os alunos faziam suas refeições nas salas de aula. Agora, eles contam com um espaço amplo e acessível.
Para a professora de Matemática, Aline Mota, a reforma reflete significativamente na vida dos estudantes, proporcionando uma sala de aula mais equipada, acolhendo os alunos e atendendo as demandas da escola com qualidade.
“Como professora a transformação mais significativa foi em relação as salas de aula. Elas estão bem iluminadas, climatizadas, a lousa de vidro é excelente, a pintura clara trouxe um ar aconchegante para a sala, com conjuntos novos, tudo limpinho e cheirosinho. Um sonho para qualquer professor”, afirmou Aline.
A segurança também foi uma prioridade na reforma. A escola agora está monitorada 24 horas por dia, com câmeras e entrada controlada, proporcionando um ambiente seguro tanto para os alunos quanto para os servidores.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher enfatizou que os investimentos representam uma mudança significativa na vida dos estudantes em Mato Grosso do Sul. Ele explicou que, na prática, esses recursos se traduzem em várias melhorias que impactam diretamente a experiência educacional dos alunos.
"Esses investimentos significam escolas mais bem equipadas, com infraestrutura adequada e ambientes de aprendizagem estimulantes. Isso inclui laboratórios de ciências, salas de informática e bibliotecas atualizadas, que proporcionam acesso a recursos essenciais para o aprendizado", destacou Daher.
Além disso, o secretário ressaltou o foco na inclusão e no atendimento às necessidades específicas de cada estudante. "Estamos trabalhando para garantir que todos tenham acesso a apoio pedagógico, materiais didáticos adequados e programas que atendam às suas individualidades. Quando investimos na Educação, estamos investindo no futuro do nosso Estado e no potencial de cada um de nossos estudantes, sem deixar ninguém para trás", finalizou Hélio.
Texto: Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra, SED