Paraná
06.02.2025Estão abertas, a partir desta quarta-feira (05) e vão até 12h do dia 10 de fevereiro, as inscrições para a primeira Jornada do Grupo de Estudos Formadores em Ação de 2025, programa de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), destinado aos profissionais da educação incluindo professores, pedagogos, técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e técnicos da própria Seed-PR.
Ao todo, serão ofertadas 31 mil vagas para o curso de capacitação, que contará com 74 temas (15 inéditos), abrangendo as principais áreas de conhecimento definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para consultar a lista completa de temas, clique AQUI.
“Investir na formação continuada dos profissionais é investir no futuro da nossa educação. Com isso em mente, é importante que os professores participem do Grupo de Estudos Formadores em Ação, cuja expansão de temas e ampliação de vagas, trazem ainda mais oportunidades para que, juntos, possamos transformar a sala de aula e aprimorar nossas práticas pedagógicas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
INSCRIÇÕES - Os interessados podem se inscrever neste site até as 12h do dia 10 de fevereiro. Cada tema do Grupo de Estudos é direcionado a um público específico. Para que a inscrição seja realizada com sucesso, é importante verificar os temas indicados para o seu perfil e escolher apenas um.
A 1ª Jornada será realizada entre os dias 17 de fevereiro a 25 de abril e será viabilizada por meio de reuniões semanais via Google Meet, com duração de 1h40. O restante da carga horária será dedicado a estudos dirigidos, aprofundamento, planejamento e implementação, totalizando 40 horas de formação.
SOBRE O PROGRAMA - Com mais de 240 mil concluintes desde o seu lançamento, o Grupo de Estudos Formadores em Ação foi concebido em 2020. Na ocasião, eram ofertadas as formações nas disciplinas de biologia, ciências, língua portuguesa e matemática, para dois mil educadores cursistas e 120 professores responsáveis pela instrução.
Depois, a Seed-PR ampliou essa oferta para as disciplinas de geografia, história e química, contribuindo com a formação de mais de seis mil professores cursistas e a participação de 400 professores formadores. Atualmente, o programa abrange as principais áreas do conhecimento definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo passado por significativa ampliação na oferta de vagas (31 mil) e de temas (74).
Toda a formação é desenvolvida com base em roteiros, que permitem estudo, planejamento e implementação da temática abordada em sala de aula. Podem participar todos os professores e pedagogos da rede estadual de ensino e a ideia é que os profissionais envolvidos promovam uma mudança no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. A consequência é, principalmente, o avanço nos índices de avaliação do Estado.