comunicação
15.07.2019Eles ainda estão cursando o Ensino Médio e muitos talvez nem pensam em trabalhar com a comunicação no futuro. Mesmo assim, a prática do mercado de trabalho já é uma realidade para os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, em Santa Cruz do Sul, que, a partir do projeto Liga Estudantil de Comunicação (Lecom), tem atuado como cinegrafistas, jornalistas, relações públicas e designers, dando voz para a comunidade local. A iniciativa é uma parceria da Escola com a Revista Digital Outro Tom (OT), e é supervisionada pelo jornalista Paulo Garcia, que atua de forma voluntária no projeto.
Atualmente, participam da Lecom em torno de 20 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Os encontros ocorrem semanalmente e neles são produzidos vídeos com entrevistas sobre assuntos relevantes para a Escola, como um minidocumentário sobre o aniversário de 63 anos da instituição. Também são realizadas oficinas de texto, produção de folhetos informativos, oficinas de fotografia e produção de conteúdo em redes sociais.
Comunicação comunitária
Por meio da Lecom, o aluno é o jornalista e a própria pauta. A diretora da Ernesto Alves, Janaína Venzon, aplica isso ao conceito de comunicação comunitária. “Aproximar a escola da comunidade é uma das vantagens dessa proposta. Isso permite uma socialização entre os estudantes, que criam vínculos com a escola e retratam a rotina deles mesmos e do ambiente onde estão inseridos”, resumiu.
O estudante do 2º ano, Jonathan Soares, de 16 anos, conta sobre a experiência. “É gratificante trabalhar com comunicação na escola. Isso fez com que eu pensasse na possibilidade de prestar vestibular para o curso de Publicidade e Propaganda no próximo ano”, explicou. Sua colega, Alexia, 16 anos, acredita que o trabalho desenvolvido está sendo reconhecido por toda comunidade escolar. “Nós cobrimos todos eventos da escola e isso faz com que a informação seja levada a muitas pessoas”, resumiu.
A Ernesto Alves
Localizada no Centro de Santa Cruz do Sul, a Ernesto Alves atende 1.400 estudantes e se destaca pela organização e qualidade de seus espaços, como a quadra poliesportiva, salas de aula climatizadas, jardim de inverno, entre outros locais. Além da Lecom, os estudantes ainda podem participar de projetos de robótica, judô, futsal, patinação, danças livre e de rua, xadrez e aulas de bateria. No dia 17 de julho, a escola sediará o tradicional Ernestão – jogos escolares que contam com grande participação de público e têm duração de uma semana.