Mato Grosso do Sul
08.04.2022Campo Grande (MS) - Na manhã desta quinta-feira (07), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Doutora Mariluce Bittar, os gestores das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE), participaram de reunião de apresentação do Projeto de Sistema de Vídeo-monitoramento Escolar das unidades da REE/MS em Campo Grande.
Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta mencionou aos gestores escolares da REE de Campo Grande que já vem estudando o projeto de vídeo-monitoramento desde quando era presidente do CONSED, “ sempre buscamos um projeto que desse tranquilidade e sossego aos gestores escolares no final de semana e nos feriados, hoje com vídeo-monitoramento nas escolas, trará segurança, modernidade e a garantia de um ambiente de paz e ordem. Com relação aos agentes patrimoniais, não se preocupem, pois, os efetivos são servidores da SAD e ninguém ficará sem trabalho”.
O secretário-adjunto de Estado de Educação Edio Castro participou da apresentação e salientou o escopo do projeto “ com o vídeo-monitoramento as unidades da REE poderão ter tranquilidade, trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, criado com principal escopo de melhorar a segurança nas escolas públicas, garantindo um ambiente ordeiro, ideal para o desenvolvimento escolar de alto nível. Inicialmente, nesta primeira etapa, além das escolas da REE de Campo Grande, será implantado também nos municípios de Dourados, Três Lagoas, Maracaju, Corumbá e Coxim, beneficiando 153 escolas, totalizando investimento no valor de R$ 17 milhões”.
De acordo com o gerente geral do Centro de Operação de Segurança Escolar (COSE), Vicente Lopes, a empresa é constituída há 10 anos, com expertise em atendimento e proteção das instalações de unidades da rede pública escolar. Vicente teve um “bate-papo” com os diretores da REE de Campo Grande e sanou todas as dúvidas quanto a instalação, procedimentos, desenvolvimento e responsabilidades da unidade e da empresa.
Vídeo-monitoramento
Com a implantação do Sistema de vídeo-monitoramento, as 153 terão na cobertura da unidade uma equipe 24h, com resposta em tempo real, com centro de manutenção de logística, equipe treinada, correção de vandalismo, com apoio nas investigações policiais, no caso de algum sinistro, bem como reposição dos bens da unidade, caso sejam furtados, garantindo excelentes resultados com baixo custo.
A direção escolar poderá realizar os acionamentos através de call center (0800), aplicativos para dispositivo móvel, bem como despacho de unidade de atendimento móvel e acionamento, quando necessário, da guarda municipal, Polícia Militar e civil, bem como Corpo de Bombeiros.
Foto: Juarez Júnior
Adersino Junior, SED/MS