O prêmio tem como objetivo incentivar pesquisadores do país
Nesta segunda-feira (6), foram abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista. Podem concorrer estudantes do ensino médio, ensino superior, mestres e doutores. Esta primeira fase segue até o dia 30 de agosto. Nesta edição, o tema escolhido foi "Água: desafios da sociedade". O prêmio é oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho (FRM), e as empresas GE e Gerdau.
Segundo o site da CNPq, neste ano, a equipe do XXVII Prêmio Jovem Cientista propõe a utilização de um kit pedagógico direcionado aos professores do Ensino Médio, que desejarem discutir o tema Água com seus alunos. O kit contém: um Caderno do Professor, com ilustrações e exemplos relacionados às linhas de pesquisa sugeridas; um Caderno com seis Planos de Aula; e 12 Fichas de Atividades para proporcionar idéias de projetos de pesquisa aos estudantes. O material é distribuído gratuitamente às escolas e aos professores interessados e também estará disponível para download no site do prêmio, a partir do mês de maio.
Prêmio
Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo incentivar a pesquisa no país e é considerado um dos mais importantes reconhecimentos destinados aos cientistas brasileiros. Os temas escolhidos em cada edição buscam soluções simples e acessíveis para os desafios da sociedade brasileira. Entre os assuntos abordados em edições anteriores estão "Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", "Cidades Sustentáveis" e "Inovação Tecnológica nos Esportes". Para obter mais informações sobre o Prêmio Jovem Cientista, acesse o site www.jovemcientista.cnpq.br.
Ascom/Consed com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq