XI Seminário Estadual de sistemas de ensino de Santa Catarina debate recomposição da aprendizagem e atualização da Legislação

Santa Catarina

23.05.2023

O Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) reuniu conselhos e secretarias municipais de educação no XI Seminário Estadual de Ensino de Santa Catarina nesta segunda-feira, 22, em Brusque. Este Seminário debateu os desafios e potenciais da educação, para melhorias na qualidade de ensino no Estado, que já é referência nacional.

A conselheira estadual e secretária adjunta da educação, Patrícia Lueders, representou o Governador Jorginho Mello e o Secretário de educação, Aristides Cimadon, na cerimônia.

Lueders enfatizou a importância do seminário para a integração entre as redes de ensino. “Estudantes das redes municipal, estadual e privada são estudantes catarinenses. Precisamos aproximar essas redes, pensando na qualidade de ensino. Além disso, é necessário visitar escolas e ouvir atentamente as demandas de toda a comunidade escolar”, finalizou.

O evento debateu também os desafios enfrentados pelas secretarias municipais na recomposição de aprendizagem dos estudantes após o período pandêmico. A atualização da legislação municipal e estadual visando a qualidade de ensino também steve em pauta.

“Precisamos vencer os entraves e atualizar a legislação, não podemos parar no tempo e nos atualizar na era digital. Essa atualização é necessária para permitir que estudantes se atualizem e contribuir com a excelência da qualidade da educação catarinense” destacou o presidente do CEE/SC, Osvaldir Ramos, em sua fala de abertura.

O evento reuniu mais de 250 pessoas e foi promovido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

A cerimônia também contou com a entrega do mérito educacional para a professora Cleusa Lucí Muller Fischer, ex-conselheira estadual de educação.

Programação voltada para promover a qualidade de ensino

A primeira palestra do evento teve como tema o “aspecto da legislação - o que precisa ser atualizado na legislação municipal de educação”, e ministrada pela Professora Marisa de Abreu, com ampla experiência em gestão da educação. 

Mediando a palestra, a secretária adjunta Patrícia Lueders destacou os desafios de atualização da legislação municipal de educação e da importância da autoridade pedagógica dos conselhos municipais.

O evento também foi marcado por uma mesa redonda sobre Recomposição de Aprendizagem, composta pela diretora de ensino da SED e conselheira Sônia Fachini e pela conselheira Maricelma Simiano Jung. A mesa foi mediada pelo conselheiro e Presidente da UNDIME Alex Cleidir Tardetti.