XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras conhece seus campeões

Pernambuco

23.10.2019

A Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, ficou tomada para acompanhar a final da XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, que aconteceu no último domingo (20). Esta foi a primeira vez que a competição, realizada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco em parceria com a Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (Abanfare-PE) e a Coordenação de Ações Culturais, aconteceu no local. Ao todo, a decisão contou com a participação de 37 agremiações. 

Ao final do dia, passadas todas as apresentações, o público presente se uniu aos integrantes das bandas para acompanhar os resultados, que eram comemorados em grande coro a cada anúncio. A primeira a festejar foi a Escola Estadual Senador Nilo de Souza Coelho, que ficou em primeiro lugar na categoria Marcial Infanto Juvenil. O prêmio na Percussão Rudimentar ficou para a Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros; a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jornalista Jader de Andrade, de Timbaúba, foi a grande campeã na categoria Fanfarra. Na Percussão Sinfônica, melhor para o Colégio da Polícia Militar de Petrolina. 

Três categorias seguidas foram dominadas por escolas do Estado, começando pela EREM Ginásio Pernambucano, campeã da categoria Marcial Juvenil; na Banda Musical Master, troféu de primeiro colocado para a Escola Estadual Desembargador José Neves Filho; assim como a Escola Estadual Antônio Farias Filho, campeã da categoria Marcial Master. Para finalizar, o título de Banda Show ficou nas mãos da Escola Municipal Elisa Cabral de Brito Silva. 

“Chegamos ao fim de uma jornada. Estamos muito felizes porque, pela primeira vez, estamos realizando uma etapa do concurso de bandas no Bairro do Recife. Ano passado tivemos a ousadia de trazer a Copa Nacional aqui e percebemos a oportunidade de as pessoas que não são do meio conhecerem mais da música. Acreditamos que esse é um passo importante para que a população conheça mais esse trabalho”, comentou o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio.

Quem também comemorou o sucesso da final foi Waldenilson Cunha, gestor de Ações Culturais da pasta. “A copa é um instrumento que a secretaria encontrou para divulgar e ensinar a música para todas as escolas da rede que desejam esse tipo de atividade. Hoje contamos com 400 escolas que possuem bandas, e elas só trazem benefícios. Trazer esse evento para a rua foi um sucesso absoluto”, arrematou. 

Confira abaixo todas as campeãs da XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras: 

MARCIAL INFANTO JUVENIL
ESCOLA ESTADUAL SENADOR NILO DE SOUZA COELHO (RECIFE)

PERCUSSÃO RUDIMENTAR
E. M. ALMERINDA UMBELINO DE BARROS (RECIFE)

FANFARRA
EREM JORNALISTA JADER DE ANDRADE  (TIMBAÚBA)

PERCUSSÃO SINFÔNICA
COLEGIO DA POLICIA MILITAR - ANEXO I (PETROLINA)

MARCIAL JUVENIL
EREM GINÁSIO PERNAMBUCANO (RECIFE)

BANDA MUSICAL MASTER
E.E. DESEMBARGADOR JOSÉ NEVES FILHO (JABOATÃO DOS GUARARAPES)

MARCIAL MASTER
E.E ANTONIO FARIAS FILHO (RECIFE)

BANDA SHOW
MUN. ELISA CABRAL DE BRITO SILVA (ÁGUAS BELAS)