Xadrez como ferramenta pedagógica é tema de curso ofertado pela Seduc

Xadrez

18.09.2019

Professores das áreas de Educação Física e de Matemática da rede pública estadual de ensino poderão fazer o curso de formação “Xadrez como ferramenta pedagógica”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação. O curso será ofertado nos polos de Luziânia, Goiânia e Águas Lindas. A primeira turma é a de Luziânia e as inscrições devem ser feitas até a próxima quinta-feira, 19/09.

O curso será realizado na modalidade a distância (EaD), com carga horária híbrida total de 40 horas, sendo 10h presenciais e 30h no ambiente virtual. No primeiro polo, em Luziânia, as aulas presenciais serão no próximo dia 21 de setembro e as demais no período de 21/09 a 20/10.  

Em Goiânia, que sedia o segundo polo, a aula presencial será no dia 19 de outubro e as em EaD no período de 19/10 a 18/11. No último polo, Águas Lindas, as aulas presenciais serão ministradas no dia 23 de novembro e as do ambiente virtual no período de 23/11 a 20/12. O curso é gratuito. As inscrições devem ser feitas pela Internet, no endereço eletrônico:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbgPK_WWOP2k4N8UFuFxF7JaEz2F4_xuRY535EuS7Syoh9fw/viewform

Raciocínio lógico

O curso “Xadrez como ferramenta pedagógica” é uma ação que antecede a execução do projeto “Xadrez na Escola”, por meio do qual o professor de Educação Física irá trabalhar o jogo de xadrez no ambiente escolar. O objetivo do projeto é fazer com que a concentração, a criatividade e outros benefícios advindos do jogo de Xadrez contribuam para bons resultados dos estudantes na prática do jogo e, ao mesmo tempo, para a melhoria na proficiência da disciplina de Matemática nas escolas onde o jogo de xadrez for implementado. O curso é uma parceria entre a Seduc Goiás e as Faculdades Objetivo.

O Jogo de Xadrez é uma modalidade esportiva que envolve, dentre outros fatores, o desenvolvimento do raciocínio lógico, de noções de planejamento e a prática na elaboração de estratégias. É nessa perspectiva que a Seduc realiza a capacitação para a utilização do jogo de xadrez como ferramenta de apoio pedagógico, que terá, sobretudo, foco no estudante em sala de aula e na sua formação para a vida.  

Mais informações sobre o curso poderão ser obtidas na Superintendência de Desporto Educacional da Seduc, por meio do telefone (62) 3201-3207