Piaui
07.10.2024Incentivando o empreendedorismo, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, localizado em Paulistana, realizou um workshop de culinária para 36 estudantes do ensino médio.
A atividade foi parte de um dia de oficinas, onde os alunos puderam escolher entre diversas opções de workshops nas áreas de saúde e esporte, todos com duração de uma hora. Na oficina de culinária, os jovens aprenderam a preparar o tradicional creme de galinha.
A gestora do Ceti, Lucicleia Acioly, explicou que muitos jovens estão em busca de alternativas para obter uma renda extra e aprender a fazer creme de galinha foi um pedido deles.
“Já temos muitos alunos aqui que querem ganhar seu dinheirinho, que trabalham em eventos e a aula de culinária é uma forma de incentivá-los a desenvolver o espírito empreendedor e a buscar sua independência financeira. Todo o material foi fornecido pela escola, e eles colocaram a mão na massa”, relatou.
Márcia Vieira, estudante da 2ª série do ensino médio integrado ao curso técnico de Enfermagem, participou da oficina de culinária. Ela contou que, além de aprender uma ótima receita, se divertiu bastante durante a atividade. “Eu nem costumava comer creme de galinha, mas o que fizemos ficou tão bom que acabei gostando. Foi uma ótima experiência e muito divertida”, conta.
Carlos Henrique também participou do curso e ficou surpreso com o quanto aprendeu sobre as técnicas de preparo do caldo e o sabor de um prato simples. “Foi uma experiência incrível, aprendi a preparar o caldo, escolher os temperos certos e acertar a textura do creme”, destacou.
Já Ítalo Oliveira, estudante do curso técnico em Farmácia, mencionou que, além de aprender a fazer um delicioso creme de galinha, pretende utilizar essa experiência para gerar renda extra e cozinhar para a família.
“Aprendi muito sobre medidas, temperatura, e isso vai ser útil no futuro, tanto para vender em eventos como para preparar em casa, aniversário e outras ocasiões especiais”, afirma.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância de fomentar a cultura do empreendedorismo nas escolas da Seduc. “Estamos incentivando a visão empreendedora dos jovens em parceria com o MIT, por meio do Programa de Empreendedorismo Seduc, que garantirá mais e melhores oportunidades para nossos estudantes se inserirem no mundo do trabalho de forma eficiente, adquirindo a mentalidade empreendedora”, explica.