Governo do Amazonas inaugura laboratórios de robótica da rede estadual em escolas de Presidente Figueiredo

Amazonas

14.06.2022

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (13/06),  dois Espaços Makers para a comunidade escolar de Presidente Figueiredo. Os laboratórios de robótica estão no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos e na EE Presidente Figueiredo. Com as entregas, já são 14 laboratórios inaugurados. Ao todo, 100 escolas serão contempladas até o final de 2022. 

O Espaço Maker é o local onde são feitas as práticas do projeto “Fazer para Aprender”, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. O espaço está equipado com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes possam pôr em prática os conhecimentos teóricos da sala de aula. 

No laboratório, os alunos poderão experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática. O governador ressaltou que a inovação é um diferencial na formação dos estudantes.

“Hoje, estamos entregando, em duas escolas de Presidente Figueiredo, laboratórios de robótica, onde alunos têm acesso a programação de computador. Tecnologia de ponta que os alunos da rede pública de ensino estão tendo acesso. É tecnologia que não está disponível na rede particular, mas o aluno da rede pública tem acesso”, pontual Wilson Lima.

Novo Ensino Médio – Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual desenvolverão metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers

Manaus

  1. EETI Maria Arminda
  2. Ceti João dos Santos Braga
  3. Ceti Dariana Correa Lopes
  4. Ceti Cinthia Regia 

Interior

  1. Ceti Hélio Bessa – Tefé
  2. Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba
  3. Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás
  4. Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá
  5. Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí
  6. Ceti Washington Régis – Manacapuru
  7. Ceti Professor Aristélio Sabino  – Benjamin Constant
  8. Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência – Careiro Castanho 
  9. Ceti Maria Eva dos Santos – Presidente Figueiredo
  10. Escola Estadual Presidente Figueiredo – Presidente Figueiredo 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc