Webconferência instala comitês de alinhamento do currículo de Goiás para 2020 no Ensino Fundamental

BNCC

10.10.2019

A equipe responsável pela implementação da BNCC do Ensino Infantil e Fundamental em 2020 realizou uma webconferência com coordenadores regionais de educação e secretários municipais de educação para ouvir questionamentos sobre como está sendo construída essa parceria entre o Estado e os municípios goianos.

A coordenadora do grupo, Abadia de Lourdes da Cunha, e o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Ferreira Costa, responderam as perguntas e dúvidas que surgiram e iniciaram um processo de formação para que o currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental seja único nos entes federativos.

O Estado de Goiás está na vanguarda do trabalho de parceria com os municípios. Em cada uma das 40 Regionais de Educação foi organizado um comitê para implantar o trabalho em conjunto e fazer com que o Documento curricular ampliado para Goiás seja uma realidade para 2020. 

O grupo Pro BNCC está trabalhando a formação dos professores, que é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). Em Goiás, mais de 30 mil professores estão inscritos para os cursos EAD. Outro passo será uma formação organizada pela Seduc e Undime para que esse novo currículo esteja em debate dentro de todas as unidades educacionais.

Alinhamento

Durante encontro no dia 21 de agosto foi assinado o Termo de Compromisso para Pactuação do Regime de Colaboração para a Implementação do Documento Curricular para Goiás. A superintendente de Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, explicou que equipes do Estado e dos municípios estão trabalhando em conjunto para a criação de um currículo unificado ampliado, a partir do Documento Curricular (DC) para Goiás, elaborado em 2018.

Neste documento serão organizadas as habilidades em progressão, que serão iguais para todas as escolas do Estado e de todos os municípios goianos. “Quando a gente faz isso, o que um aluno aprende em uma escola do Estado, será a mesma coisa do conteúdo de uma escola do município. Isso assegura a equidade e, para além disso, garante que a gente faça uma avaliação única para o Estado todo, crie sistemas de monitoramento e acompanhamento, garantindo economia de recursos e formação unificada dos professores. O maior ganho que a gente vai ter é no aprendizado dos alunos”, ressaltou Giselle.

Marcelo Ferreira da Costa, secretário municipal de Educação de Goiânia e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Goiás (Undime/GO), destacou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não é um documento que deve ser guardado. “Ele deve ser manuseado, debatido, levado para as formações e trabalhos coletivos. Esse documento vai inspirar todas as mudanças nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas, todas as mudanças de regimento  e todas as mudanças que nós precisamos para respondermos aos paradigmas que nos são apresentados a partir de agora. A educação vai mudando e, se não mudarmos a escola, ela deixará de ser atrativa”, disse.

Cooperação

Em seu discurso, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, exaltou o trabalho em equipe na construção do Documento Curricular para Goiás e a cooperação entre diferentes entidades em prol de um documento e de ações que têm como objetivo elevar o nível da educação. “Nossa intenção é que o aluno receba a mesma informação, o mesmo conhecimento e o mesmo conteúdo para, quando for preciso pedir transferência, ele sofra o menor impacto possível porque as redes municipal e estadual estarão alinhadas em relação à aprendizagem. Peço a vocês que confiem nesse momento de crescimento que estamos vendo, porque a rede pública estadual de Goiás é muito forte e penso que o que faltava era só essa cooperação entre entidades para nos unirmos e criarmos esse pacto. Peço que façam o mesmo nos municípios, deixando de lado bandeiras partidárias, somente com o objetivo de fazermos uma educação melhor para os goianos”, ressaltou.