Pará
17.02.2023Ao longo desta semana as escolas da rede estadual de ensino do Pará realizaram diversas atividades de acolhimento para receber os mais de 420 mil alunos matriculados para o ano letivo de 2023. A proposta foca nas competências socioemocionais dos estudantes que retornaram às aulas na segunda-feira (13) após o período de férias escolares e que demandam estímulos para dar início ao calendário com o pé direito.
"As competências socioemocionais são um assunto muito caro para a educação. É imprescindível que o conhecimento pedagógico esteja alinhado à preparação dos nossos alunos para a vida além da escola. É a partir da aquisição das noções de amabilidade, engajamento com o outro, abertura com o novo, autogestão e, especialmente, resiliência emocional que os estudantes estarão preparados para o enfrentamento de qualquer desafio, seja na processo de aprender um novo conteúdo ou disciplina ou na resolução de problemas da vida cotidiana", afirma o Secretário de Estado de Educação Rossieli Soares.
Da fantasia a gincanas. Receber os alunos é um desafio diário na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Batista Campos, localizada em Curuçambá, no município de Ananindeua. A diretora Andreza Silva se empenha junto à equipe escolar para que sempre haja alguma atividade diferenciada para receber os alunos, não só no período de retorno às aulas. "Cada dia há uma pequena apresentação cultural para que as nossas crianças se sintam à vontade no ambiente escolar, para que reflitam sobre alguma temática importante para elas, como a importância do amor, da solidariedade e do respeito. Tudo para que elas estejam próximas de nós, como equipe, e percebam que, além dos conteúdos essenciais, elas também estão aprendendo a conviver com outras pessoas, a ouvir e a respeitar os limites do corpo, inclusive.", destaca a diretora Andreza.
Para o dia do retorno às aulas, a escola se superou mais uma vez: neste ano, realizou atividades relacionadas à história da "Alice no País das Maravilhas". A diretora interpretou a protagonista da história, já o Chapeleiro Maluco ganhou vida com a coordenadora pedagógica Kátia Cristina, o Gato Risonho marcou presença com a secretária escolar Maria Isabel, o Coelho Branco, que dá início às aventuras de Alice, foi feito pela assistente administrativa Danielle Andreza e a irmã da Alice, Margareth, foi caracterizada na professora Ana Lúcia.
"Alice é uma garotinha que realiza inúmeras descobertas e desbrava coisas impossíveis. Essa é uma história que nos faz relacionar e refletir sobre nosso comportamento na escola e na vida. O livro diz que 'a única forma de alcançar o impossível é acreditar que é possível'. Dentro do ambiente escolar vemos várias pessoas desacreditando de si mesmas, sem motivação, então trouxemos a personagem para mostrar que as coisas só são impossíveis se acreditarmos nisso, que podemos fazer e tendo foco nos nossos desafios podemos superar qualquer coisa.", ressalta a diretora que tem como meta, com as atividades, garantir o bem-estar dos alunos, fazer com que todos tenham oportunidade de aprender a ler e escrever na idade certa e, também, colher resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O acolhimento e a preparação dos alunos para o ano letivo são iniciativas importantes que compõem o desenvolvimento das competências socioemocionais. Esse é um ramo essencial da educação assertiva que tem em foco características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Na prática, os alunos têm melhoria no desempenho, fortalecimento da saúde mental e redução do risco de abandono e da violência escolar.
Com isso em mente, a Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha, localizada em Icoaraci, recebeu os alunos e os familiares com música ao vivo e um café da manhã especial.
"Nós fizemos um acolhimento fraterno e festivo para nossos alunos, para que eles vejam que na escola também há espaço para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em convivência e vivência de diferentes perspectivas de mundo e aprendizagem. É impossível realizar qualquer atividade que não esteja relacionada à emoção e essas emoções precisam ser equilibradas, para que possam orientar uma conduta ética de respeito e de responsabilidade. Esse é nosso principal objetivo pedagógico com o acolhimento. Queremos mostrar que é possível, sim, receber conhecimento e ser feliz", disse o diretor da escola Adaelson Souza dos Santos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, localizada do Conjunto Marex, também preparou atividades para os alunos e os pais e responsáveis. Momento musical, contação de histórias e até apresentação de coreografia com professores, regentes de turma, profissional da sala de leitura, professora coordenadora e com a própria diretora, Alziana Pantoja marcaram o retorno. “Momentos como esse são importantes para firmar ainda mais a parceria entre escola e família, pois faz com que todo mundo se sinta parte da escola, como deve ser sempre”, refletiu a diretora.
As aulas na rede estadual de ensino tiveram início no dia 13 de fevereiro. O calendário escolar tem previsão de conclusão ainda este ano, em 23 de dezembro.