Distribuição de material e uniforme escolar alivia orçamento familiar

Sergipe

07.03.2022

"Receber esse material para a gente é muito importante por conta da economia de gastos. Hoje as coisas estão muito caras, e com material escolar não é diferente. Ter o apoio da escola nesse momento é mais que especial porque mostra que os nossos filhos estão sendo bem cuidados e acolhidos”, declarou a auxiliar de cozinha, Daniele de Jesus, ao receber o kit do seu filho Bryan, no Colégio Estadual Professora Maria das Graças de Azevedo Melo, localizado no bairro Coqueiral, em Aracaju, nesta sexta-feira, 4. Além do kit escolar contendo quase 27 itens, de forma escalonada, a unidade ensino também realiza a entrega do fardamento e livro didático.

De acordo com o diretor do Maria das Graças, professor Tarcisio da Silva Tavares, foram montados mais de 1.000 kits e confeccionados 1.900 uniformes. “A nossa matrícula gira em torno de 900 alunos, e sempre montando kits a mais devido à rotatividade dos estudantes matriculados. Nossa escola está localizada em uma comunidade que precisa muito dessa assistência. E com esses recursos que chegam por meio do Profin, a gente consegue fazer um trabalho que faz a diferença, porque muitas vezes um pai ou uma mãe não têm condições de comprar um material de boa qualidade, como um caderno, uma mochila, o fardamento, e por isso estamos fazendo a distribuição para o nosso retorno”, disse.

Outro pai que elogiou a iniciativa foi José Luiz Caldeira, que é autônomo. Ele explicou que tem três filhos matriculados no Colégio Estadual Maria das Gracas, dois à tarde e um pela manhã. “Essa ajuda chega em boa hora, pois muitos pais estão com poucas condições para garantir um material como esse, que é bom e com certeza vai durar muito tempo”, afirmou ele, acrescentando que receber gratuitamente o fardamento também garantirá economia no seu orçamento familiar.

Em Santa Rosa de Lima, no Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, a comunidade está toda mobilizada na entrega dos kits. O gestor da unidade escolar, Almir Pinto de Melo, falou da expectativa das famílias para a chegada dos materiais. “Partindo da nossa realidade de Santa Rosa de Lima onde a comunidade é muito carente, foi muito importante essa ação porque muitos não teriam condições de comprar sequer o básico como caderno e caneta. Receber um kit completo e de qualidade deixou não somente os alunos, mas toda a família satisfeita, além da padronização do material, que deixa todos os alunos alinhados nas atividades pedagógicas, pois todos recebem o material a ser utilizado no ano letivo”.

A estudante Clarice de Menezes Santos também destacou a importância da distribuição gratuita. “Muitas famílias não têm condições para comprar o material e uniforme, e olhando por esse lado é notório que muitas famílias se sentem totalmente acolhidas pela escola, sentindo toda a atenção direcionada a eles, e no meu caso em especial sendo jovem protagonista acolhedora que, além de receber e ser bem acolhida, pude ter a satisfação de entregar aos meus colegas e ver o brilho e animação deles ao poder receber materiais de ótima qualidade que muitos, e inclusive eu, não poderíamos comprar”, disse a aluna do Edélzio Vieira de Melo.

Outra aluna do Edélzio Vieira de Melo, Emily Menezes Felix, ressaltou o apoio dos jovens protagonistas na ação. “Eu também, como uma jovem acolhedora, me senti realizada em poder escolher e receber meu material e uniforme, pois assim como muitos alunos, também não teria condições para comprar um material completo e de ótima qualidade. Mas a escola pode me proporcionar essa satisfação, e eu me senti notada e bem acolhida”.

No Alto Sertão sergipano, na Escola Estadual Padre Leon Gregório, em Nossa Senhora da Glória, a comunidade também celebra a chegada dos materiais e do novo fardamento. A diretora Gláucia Pamela de Jesus Silva explica que foram montados 600 kits, cuja distribuição está sendo realizada de forma agendada para evitar aglomerações. “Começamos a entrega na semana passada e continuamos fazendo o agendamento com as famílias. Neste momento a gente consegue ver a gratidão dos pais pelo material recebido. Todos estavam muito ansiosos para saber o que iria conter no kit, se teria farda, quantas seriam, se teria mochila; e quando eles chegam aqui para a retirada agradecem muito, o que para nós é motivo de alegria”, disse ela.

Volta às aulas

O ano letivo 2022 inicia-se de forma presencial nesta segunda-feira, 7, nas 322 escolas da rede estadual contando com uma vasta programação solene e festiva de premiações de alunos destaques em olimpíadas, destaques no Sisu 2022 e no esporte escolar 2021. Também serão anunciadas atividades e projetos já desenvolvidos para alicerçar um ambiente seguro no retorno às aulas presenciais. A Seduc tem se empenhado em buscar alternativas para a recomposição do ensino-aprendizagem, fortalecer as ações de Busca Ativa Escolar, monitorar as atividades para ofertar uma escola mais segura e um efetivo regime de colaboração com os municípios.

Para a volta às aulas, o Governo de Sergipe destinou, no fim do ano passado, o maior repasse da história da Educação, que alcançou o montante de R$ 67.981.648,00. Além dos materiais escolares e fardamento, que fazem movimentar a economia local, visto que são adquiridos pelas escolas em seus respectivos municípios, o Profin também viabiliza outros benefícios para as unidades de ensino da rede estadual, como implementação de ações pedagógicas e administrativas; desenvolvimento das atividades educacionais, projetos com vistas a um ensino de qualidade; manutenção das instalações físicas, equipamentos e contratação de serviços imprescindíveis para a conservação da unidade de ensino; aquisição de equipamentos de proteção individual, coletiva (EPI e EPC) e insumos; e aquisição de material permanente.