Vôlei estreia nos JEPs

Pernambuco

19.08.2019

Este domingo (18) foi de estreia do vôlei nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). As partidas, tanto das equipes femininas quanto das masculinas, aconteceram no Colégio Boa Viagem e Colégio Madre de Deus, respectivamente, ambos localizados na Zona Sul da capital pernambucana. Marcaram presença dois grandes ex-atletas da modalidade, que conversaram com os estudantes sobre a importância do esporte para o desenvolvimento na vida de cada um. 

Na quadra do Colégio Boa Viagem, a ex-jogadora Ana Claudia Ramos, que fez parte da seleção brasileira na década de 1980, realizou uma pequena roda de diálogo com as estudantes, onde contou um pouco da sua trajetória pelo esporte e proferiu palavras de incentivo para as adolescentes. “Fiquei super emocionada com o convite de abrir os jogos de vôlei feminino, pois muita gente não me conhece no Brasil, é mais fora dele, e é uma oportunidade mesmo dessa meninada ter contato com quem teve experiência com o esporte profissional. E para mim, essa troca também é muito importante, pois estou tendo contato de volta com o vôlei”, disse. A primeira vitória do dia foi do Colégio Motivo de Petrolina, que fez dois sets a zero contra a equipe da Escola José Eugênio. 

Já na quadra do Colégio Madre de Deus, quem levou a primeira partida foi a equipe masculina da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Maria de Menezes Guimarães, de Itacuruba, que alcançou o placar de dois sets a zero contra a Escola Gil Rodrigues. Eufóricos com a partida, os atletas da EREM garantiram que os mais de 500km e as nove horas que separam a cidade do Sertão a capital pernambucana não afetaram o desempenho da equipe em quadra.

“A viagem foi bem cansativa, mas quando chegamos aqui, nos concentramos somente no jogo, no que a equipe técnica nos passou, e vencemos com uma boa margem de pontos em relação ao oponente. Nesta semana nós vamos jogar com outro time muito forte e a ordem agora é manter o foco. É o meu primeiro ano nos JEPs e quero dar o meu melhor no time”, disse Paulo Santiago, capitão da equipe da EREM Maria de Menezes Guimarães.

Na arquibancada, o ex-atleta de vôlei de praia pelo Circuito Banco do Brasil, o Lula, assistiu as partidas e conversou com os estudantes. Para ele, que foi ex-aluno de uma escola da Rede Estadual, é gratificante ver tantas escolas públicas participando das competições. “O que eu mais frisei aqui, para eles (estudantes), é que eu também vim de uma escola pública e consegui participar de grandes competições dentro e fora do Brasil, consegui ser um grande atleta. E a grande lição dos JEPs é, antes de tudo, unir esporte e educação para formar grandes cidadãos. Espero que eles aproveitem esta oportunidade, pois é um momento único, muito importante na fase da adolescência”, disse.