Visitas, desafios em sala e desenvolvimento de projetos movimentam Escola Estadual 2 de Setembro

Mato Grosso do Sul

01.06.2023

Estudantes da Escola Estadual 2 de Setembro, que oferta ensino em tempo integral, localizada no município de Ladário, tiveram diversas atividades pedagógicas inclusivas, desenvolvendo do Projeto “ Conhecendo Conceitos”, visita técnica à Empresa Caimasul, receberam o desafio e criaram jogos relacionados as práticas da Qualidade e visita técnica ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, unidade de Corumbá

Conhecendo Conceitos

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, sob orientação da Professora de Língua Portuguesa e Eletiva IV  Bruna de Lacerda e do Professor de Matemática Evandro Araújo estão desenvolvendo o Projeto “ Conhecendo Conceitos”, que tem como escopo trabalhar as atividades socioemocionais, a partir de conhecimentos linguísticos e a utilização da matemática financeira no cotidiano.

Também trabalha na adaptação dos estudantes do 6º ano, no ingresso da Escola de Autoria 2 de Setembro, através da interdisciplinaridade para que os alunos desenvolvam seus conhecimentos socioemocionais e pedagógicos com base no respeito, sociabilidade e no protagonismo estudantil.

Seus comportamentos serão avaliados a partir de conceitos Como: Não fale palavrões na aula, organize seu caderno, Não fiscalize a vida do seu colega, não utilize celular em aula, não fale gritando, não saia da sala de aula sem permissão.

O comportamento em sala de aula será ponto principal para conseguir juntar na poupança. A cada aula de Língua Portuguesa e matemática os estudantes poderão perder ou ganhar dinheiro virtual. O aluno aumentará o seu saldo se cumprir todas as metas nas aulas.

Ao decorrer da semana nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática os estudantes receberão estrelas conforme participação e comportamento. No final de cada semana os professores irão contar as estrelas e a quantidade será revertida em dinheiro fictício. A cada 4 estrelas os alunos ganharão R$ 2,00. No final do bimestre será realizado um mini mercado para os alunos comprarem os itens com os valores que os alunos possuem em sua conta. No mercado haverá caixa de bombom, biscoito e doces para que os alunos possam trocar o seu dinheiro virtual.

A 1ª aula aconteceu no dia 26 de abril e foi direcionada para a apresentação do projeto, ao qual os professores indicaram os objetivos e como as atividades serão desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa e matemática.

Durante as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes serão avaliados pelo seu desenvolvimento cognitivo e seu processo de aprendizagem, ao qual irá instigar os alunos a melhorarem a disciplina em sala de aula em todas as disciplinas.

Os estudantes recebem estrelas no caderno por meio de carimbos que serão conquistados durante as aulas. As estrelas são convertidas em dinheiro fictício por valores em dinheiro do banco do Projeto “ Conhecendo Conceitos”.

O Projeto interdisciplinar conta com um banco virtual, onde os estudantes adquirem saldo em dinheiro fictício, a partir do seu comportamento em todas as disciplinas. Através das estrelas adquiridas durante a semana os alunos trocam por dinheiro desse banco. Às quartas-feiras os professores fazem a contagem das estrelas e convertem em dinheiro virtual. Os alunos optam pelo saldo na conta ou pegar nota física.

Os alunos desenvolveram atividades como construção de cofres de garrafa pet, Bingo de classes de palavras e de operações numéricas e leilão. Para finalizar o semestre haverá culminância com vendas de produtos ( biscoito, balas e brinquedos) para que os alunos possam comprar com o dinheiro adquirido.

Jacaré em cativeiro

Os estudantes  do ensino médio do Itinerário Formativo de Recursos Humanos e Administração realizaram visita técnica à Empresa Caimasul acompanhados pela professora Rhaissa Morais e professor Aguinaldo Rodrigues. 

A Caimasul é uma organização de criação de jacaré em cativeiro, no qual realiza o manejo sustentável do jacaré do pantanal buscando incrementar rentabilidade ao estado, à população  pantaneira e contribuir para a conservação da espécie.

O objetivo principal  da visita é propiciar ao aluno a vivência do mercado de trabalho, verificando a criação dos jacarés em cativeiro, a utilização da pele para artesanato e a venda da carne e a facilidade no preparo permitiram sua inclusão em todos as áreas da gastronomia nacional e internacional.

Criação de Jogos

Os estudantes do 3º ano A  do ensino médio receberam o desafio e criaram jogos relacionados as práticas da qualidade, abordadas nas aulas da Professora Laura Padilha, na disciplina de Planejamento e Gestão da Qualidade.

A metodologia aplicada tem como objetivo estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem. A atividade permitiu que os alunos iniciarem o desenvolvimento de uma série de competências e  habilidades, como a criatividade, a autonomia, o trabalho em equipe e a prática do concesso. O desafio da gamificação em sala de aula auxiliou na rotina das aulas, além de estimular os alunos.

“Foi excelente caminho para trabalhar os temas nos quais possuem maior dificuldade, como as de cálculo e lógica, o desafio aplicado em sala de aula foi um momento voltado também à descontração da turma, que acaba aprendendo ao brincar”, menciona professora Laura.

Visita IFMS

Os estudantes  do ensino médio do itinerário formativo de Recursos Humanos e Administração realizaram visita técnica ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, unidade de Corumbá, acompanhados pela professora  Rhaissa Morais.

O IFMS é uma Instituição que faz parte do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, científica e Tecnológica, do Ministério da Educação. A visita técnica propôs aos alunos uma experiência em campo para verificar a estrutura organizacional, conhecer o ambiente físico, verificar laboratórios e a forma de ingresso para o Ensino Superior.

A diretora Ana Maria de Arruda Braga parabeniza os docentes pelo excelente trabalho desenvolvido, “despertando a mudança de comportamento e atitudes dos nossos estudantes, na busca do conhecimento com experiência de campo, bem como desafio em sala de aula”, finaliza gestora.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.