Vinte e cinco mil alunos e professores receberão da Secretaria de Educação do Estado do Rio vale-livros para a Bienal do Livro

Rio de Janeiro

31.08.2023

Fotos: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ

A Bienal do Livro chega aos 40 com fôlego de garota. E, por falar em garotada, 20 mil estudantes de 625 colégios da rede estadual de ensino vão receber da Seeduc-RJ vouchers de R$ 100 para serem utilizados na maior feira literária do país. A secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, entregou nesta quarta-feira (30/08) a estudantes do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (CEIAA), no Jardim Botânico, os primeiros vouchers para serem utilizados na 21ª edição da Bienal, que será realizada entre os dias 1º e 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Cinco mil profissionais de educação também poderão fazer compras de R$ 200 através de um aplicativo da ZIG, disponibilizado pela Seeduc-RJ, que já está sendo baixado na Apple Store ou no Google Play pelos servidores em seus telefones.  

E não vai ficar ninguém de fora da festa: todas as 15 Diretorias Regionais da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro estarão representadas na Bienal. Nesta edição, os alunos do último ano do Ensino Médio têm prioridade, já que concluirão seus estudos no fim do ano e estão se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o ingresso no mercado de trabalho.

Durante a Bienal do Livro, os estudantes verão de perto as novidades literárias do país e do mundo. E no estande “Educação de Talento”, que a Secretaria de Estado de Educação está erguendo no Riocentro, haverá várias apresentações, bate-papo com professores-escritores, varal de livros, jogos, brindes e muita diversão.

– Fomentar a leitura é um dos princípios básicos da educação. Os livros nos ensinam, inclusive a sonhar. Que esta Bienal seja uma inspiração, para que nossos jovens, com a ajuda indispensável dos livros, façam as melhores escolhas em seus campos acadêmicos e em suas vidas profissionais – assinala a secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.

Para o estudante Bruno Philip Nunes França, de 18 anos e aluno do Ciep E-Tec 498 Irmã Dulce, em Itaguaí, a feira permite aos estudantes ampliar seus conhecimentos. Representante de seu município no Parlamento Juvenil, ele planeja rever, nesta Bienal, amigos, participar de palestras e dos lançamentos de livros e iniciar sua desejada coleção da saga Harry Potter.

– Participar deste evento é sempre inesquecível. Se perder e se encontrar nos pavilhões do Riocentro, admirando tantas estantes, é muito bom. Algumas economias que eu fiz, somadas ao voucher que vou ganhar da Seeduc, vão dar para começar minha coleção – comemora o estudante.

Mais de 300 atrações nacionais e internacionais são esperadas no Riocentro. Já confirmaram presença as norte-americanas Holly Black, Julia Quinn, da coleção “Os Bridgertons”, que inspirou a famosa série da Netflix, e Cassandra Clare, da saga “Os Instrumentos mortais”.

Na programação, também está um time de pesos-pesados da literatura brasileira. Maurício de Souza, Conceição Evaristo, Thalita Rebouças, Itamar Vieira Junior, Carla Madeira, entre outros. Serão mais de 200 horas de programação, com experiências interativas e painéis inéditos em espaços como o “Café Literário” e “Páginas na Tela”. Desta vez, nas duas sextas-feiras da Bienal, a partir das 18h, o professor e escritor Luiz Antonio Simas transformará o “Café Literário” em um autêntico botequim carioca, com direito a bate-papo sobre literatura e cultura popular. E vai ter homenagem também à cantora Rita Lee, no espaço “Palavra Chave”, no dia 10, a partir de 19h.

Para quem não sabe, a Bienal “nasceu” em 1983. Mais precisamente, no hotel Copacabana Palace, quando foi realizada uma feira de livros organizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Desde então, já foram 20 edições.