Vídeo descolado de estudante ajuda a utilizar o Google Sala de Aula

Distrito Federal

22.07.2020

Com linguagem simples, estudante do CIL faz passo a passo que ensina a navegar na plataforma do Escola em Casa DF


|Foto: Milena Luna, acervo pessoal

Ainda não conseguiu acessar o Google Sala de aula? A estudante Milena Luna, 18 anos, produziu um tutorial muito simpático em que ensina direitinho como navegar na plataforma e participar das aulas da sua escola. “Eu já estou fazendo algumas atividades e realmente a plataforma ajuda a gente a estudar a distância, está sendo tranquilo”, explica Milena.

A jovem, que faz inglês avançado no Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Recanto das Emas e cursa Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB), foi convidada pela escola para integrar um comitê de ajuda aos estudantes. “Nas conversas, a gente percebeu que muita gente estava com dúvidas. Fiquei muito feliz em ter sido convidada e me ofereci para gravar um vídeo que ajudasse de alguma forma esses estudantes”, afirma Milena.

“Então quer dizer que nessa primeira dificuldadezinha que apareceu uma tela verde que tu não sabe o que é, tu já queria desistir? Não, meu filho, não desiste, não! ”, diz a estudante no vídeo incentivando os colegas. Milena explica como acessar a plataforma pela primeira vez, mostra o mural, onde ficam as postagens do professor, onde ver as atividades que precisam ser realizadas, como preencher os formulários e até a forma de se comunicar com o professor para tirar dúvidas.

A estudante tem já uma familiaridade com o audiovisual. Ela conta que costuma gravar tutoriais de maquiagem para postar no Instagram, mas é a primeira vez que grava um vídeo com um caráter mais didático. “Fiquei muito feliz em saber que as pessoas estão gostando de assistir e que vai ser útil”, afirma.

Desde 13 de julho, o ano letivo, antes suspenso devido à pandemia, está de volta pelo ensino mediado a distância, na plataforma Escola em Casa DF. No site da Secretaria de Educação, você encontra todas as informações sobre como acessar a plataforma e retomar as suas aulas.

Agora, se ficou curioso e quer mais uma forcinha para navegar no Google Sala de Aula, acesse o vídeo abaixo.

Acessos

Entre os dias 13 e 20 de julho, a plataforma teve 1.113.661 acessos de estudantes e 197.808 de professores.



Por Maria do Carmo Alvarenga, Ascom/SEEDF