Vice-presidente do Consed recepciona diretores intercambistas na Embaixada Americana

05.08.2014

Ao todo, oito diretores norte-americanos participarão do programa de intercâmbio, aqui no Brasil.


Considerada umas das ações mais importantes do Prêmio Gestão Escolar - PGE, o Programa de Intercâmbio de diretores escolares norte-americanos no Brasil, acontece durante o mês de agosto no Brasil. A  cerimônia de boas-vindas aos intercambistas, ocorreu na manhã desta segunda-feira (04/08), na Embaixada Americana, em Brasília,  e contou com a participação da vice-presidente do Consed e secretária de Estado de Educação do Tocantins, Adriana Aguiar e a Embaixadora Norte-Americana no Brasil, Liliana Ayalde.

O encontro de recepção aos oito diretores norte-americanos que farão intercâmbio no Brasil, durante aproximadamente 15 dias, faz parte de uma sequência de eventos que culminará com Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, realizado pelo Consed em parceria com Embaixada e diversas instituições ligadas à educação.

A Embaixadora Liliana Ayalde afirmou que “o programa tem tido um grande êxito” e que o objetivo é “dar continuidade a essa parceria com o Consed, que engrandece a educação e a gestão escolar nos dois países”, apontou.

Para a secretária Adriana Aguiar, esse intercâmbio apresenta a oportunidade da troca de experiência em gestão e liderança escolar entre os gestores dos dois países. “O intercâmbio tem o objetivo de possibilitar aos diretores o privilégio de conhecer experiências educacionais com uma cultura e sistemas escolares diferentes dos nossos”.

Durante o evento um dos intercambistas, o diretor Timothy Doran, do Alasca, conversou com a secretária do Tocantins e descreveu as primeiras impressões sobre os diretores brasileiros que recebeu e a experiência que teve com eles, no intercâmbio de 2013, nos EUA. Doran afirmou que o intercâmbio é enriquecedor para ambos e que “os diretores americanos aprendem muito com os diretores brasileiros durante o período do programa aqui”. O diretor americano também ressaltou as semelhanças entre as realidades, como fato do “ensino em comunidades distantes - o ensino em núcleos rurais no Brasil, onde só se consegue chegar de avião”, algo também bastante comum no Alasca.

Os diretores irão visitar os Estados escolhidos a partir desta terça-feira, (05/08) e voltam para Brasília para finalizar o intercâmbio no Brasil, com a participação no I Seminário Internacional de Boas Práticas de Gestão Escolar do Consed, nos dias 14 e 15.