Vice-governadora e Secretário de Educação do Pará visitam obras de creche estadual

Pará

13.03.2023

Na tarde desta sexta-feira (10), a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, e a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, acompanharam as obras de construção de mais uma unidade do programa Creche por todo o Pará. Localizada em Curuçambá, no município de Ananindeua, a creche atenderá cerca de 400 crianças da região. 

Com a expectativa de atender a 100% da demanda por vagas da educação infantil no Pará, a creche de Ananindeua será a segunda das mais de 150 unidades previstas pelo Programa. A escola atenderá a crianças de 0 a 3 anos, contará com 9 salas, quadra coberta, lactário, solário, ambientes adequados com acessibilidade, biblioteca, berçário, cozinha e refeitório. Até o momento, 43% da obra já estão concluídas e devem ser entregues em setembro deste ano. 

“Eu sei que os moradores estão ansiosos para a entrega desta creche e tenho certeza de que ela ficará muito linda. Nós estamos construindo mais de 150 creches como essa, pelo menos uma em cada município, então a ideia é levar o programa Creches por todo o Pará para todas as regiões do Estado”, ressaltou a vice-governadora Hana Ghassan.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, afirmou que frequentar a creche é importante para garantir um melhor desenvolvimento social e educacional das crianças. “Os primeiros mil dias de vida são um dos mais marcantes. Garantir o acesso à educação dos pequenos nessa etapa é fundamental e é a creche a responsável por nutrir essa etapa. A unidade do Curuçambá atenderá a todos os moradores da região, especialmente às mães trabalhadoras que tanto precisam. Lugar de criança é dentro da escola”, afirmou Rossieli Soares.

Também presente na visita, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, comemorou o avanço das obras, por conhecer, como moradora da região, as necessidades latentes da comunidade por uma creche. “Como moradora de Ananindeua, poder hoje acompanhar as obras junto com a nossa vice-governadora Hana e o nosso secretário Rossieli é especial. Essa é uma creche muito importante para que possamos acolher nossas crianças com qualidade”, concluiu Daniela Barbalho. 

Renovação - Na última quinta-feira (9), o secretário de Educação visitou várias escolas estaduais, desta vez em Ananindeua, para reconhecer as necessidades locais e sanar, com precisão, os problemas presentes na região. Nas visitas, Rossieli Soares foi acompanhado pelos gestores das Unidades Seduc na Escola (USE) 12, 14 e 16, respectivamente Nislene Peixoto, Cláudia Melo e Edilene Lima. Na ocasião, o titular da Educação ainda se reuniu com os demais gestores de Ananindeua para discutir os próximos passos da pasta. 

Há 27, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Encarnação de Araújo, a diretora Jorgelene Naige comemorou e se emocionou com a visita do secretário. “Quando o secretário Rossieli assumiu, eu pude conversar com ele por telefone. Nunca na história conversamos com um secretário por telefone e na ocasião ele me prometeu que no dia seguinte as obras seriam iniciadas. Ele cumpriu com a palavra. Estávamos desacreditados de tudo, mas agora está andando, graças a Deus. Em dois meses devemos retornar para a nossa escola”, declarou Jorgelene Naige. 

O secretário esteve nas escolas EEEF Professora Maria Encarnação de Araújo, EEEFM Instituto Bom Pastor, EEEF Princesa Isabel, EEEM Isabel Amazonas e a EEEFM Joaquim Viana. 

 

Texto: Marcelo Júnior - Ascom/Seduc

Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará