Os 20 estudantes vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e seus professores serão conhecidos na próxima segunda-feira, 29, em Brasília. O evento será no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, às 14h30 e contará com a presença da Secretária de Estado da Educação de Goiás, Milca Severino Pereira, que na ocasião representará o Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação. Antes de embarcar para Brasília, Profª Milca Severino, participa nesta sexta-feira, 25, em São Paulo, da seleção final dos trabalhos.
Concorrem aos prêmios 152 alunos selecionados nas quatro fases regionais da olimpíada nos gêneros literários poema, crônica, memória e opinião e 28 professores escolhidos entre aqueles que fizeram relatos sobre o processo de produção de textos abordando todas as etapas do concurso.
O conjunto de estudantes que teve seus textos aprovados para a última fase representa escolas de 26 das 27 unidades da Federação e alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio público. Apenas Roraima não tem finalista. Cada gênero literário chega à fase final com 38 concorrentes.
Em Brasília, cada professor e cada aluno vencedor receberá medalha, um microcomputador e uma impressora; cada escola, dez microcomputadores, uma impressora e cupons para escolha de livros para a biblioteca do estabelecimento.
Alunos finalistas por categoria
Professores finalistas por categoria
Números
A segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que teve como tema O lugar onde vivo, alcançou representação nacional. Dos 5.565 municípios do país, 5.223 participaram com 60,1 mil escolas públicas da educação básica e 239,4 mil professores.
A produção de textos nas escolas começou em junho e seguiu nas etapas estaduais e regionais até 19 de novembro. Nesse espaço de tempo, alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental escreveram poesia; sétimo e oitavo ano, memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Além disso, a olimpíada conta com o apoio do Consed.
(Com informações de Ionice Lorenzoni/MEC)