Amapá
10.02.2025Por Joyce Batista
O Governo do Amapá reafirmou seu compromisso com a educação e a segurança de toda a comunidade escolar do estado com o lançamento do projeto Escola Segura, que ocorreu nesta segunda-feira, 10, em Macapá. A iniciativa permitirá o acionamento das forças de segurança por meio de um botão de alerta, tornando o socorro mais célere em casos de emergência nas escolas estaduais.
A partir deste ano letivo de 2025, as escolas terão à disposição, de forma exclusiva, o efetivo de 41 policiais militares e 11 veículos. Para o diretor da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, Rhuam Marinho, a partir deste ano, o cotidiano escolar se tornará mais tranquilo para o trabalho dos profissionais da educação e também para a aprendizagem dos cerca de 3 mil alunos da unidade.
“O fato de, em um clique, o policiamento chegar rapidamente na escola vai ajudar muito. O projeto Escola Segura vai trazer segurança, paz e tranquilidade à comunidade escolar que está ali no dia a dia. Ele vem para dar suporte para toda a população do estado, para todas as escolas que precisam”, afirma Rhuam Marinho.
Inicialmente, o projeto irá funcionar em 101 escolas da região metropolitana de Macapá e Santana, com o objetivo de atender casos que ameacem a saúde e integridade de alunos e profissionais da educação, como casos de violência, bullying e abusos. Já as demais ocorrências, como conflitos, furtos e danos ao patrimônio escolar, seguirão sendo atendidas pelo 190 da Polícia Militar.
Diretores escolares Rhuam Marinho e Rômulo Figueiredo.
Créditos: Evandro Vilhena
“Isso representa um reforço muito importante, uma resposta muito mais rápida que vai ajudar os gestores dentro das nossas escolas. Hoje é um dia muito importante, só temos a agradecer os esforços”, afirmou o diretor da Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Souza, Rômulo Figueiredo.
Além do apoio tecnológico que auxilia na rápida chamada dos órgãos de segurança, o programa também prevê uma abordagem buscando a conscientização, com ações educativas e rodas de conversa.
Projeto Escola Segura
O projeto Escola Segura integra o Programa Saúde e Combate à Violência nas Escolas do Governo do Amapá. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Estado da Educação (Seed), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Comunicação (Secom), Ciência e Tecnologia (Setec) e da Polícia Militar do Amapá, em parceria com a empresa de software Proesc.
O investimento inicial do programa é de R$ 2,9 milhões, oriundos de recursos federais e do Fundo Estadual de Segurança Pública