Vagas abertas para programa de alfabetização do Governo de Goiás

Alfabetização

20.09.2019

As vagas para o projeto do Governo de Goiás Alfabetização e Família continuam abertas. Lançado oficialmente no último sábado, 14/9, em Cavalcante, o programa visa ensinar jovens, adultos e idosos, das dez cidades mais vulneráveis do estado, a ler e escrever, além de aprender matemática básica.

Os municípios participantes são Amaralina, Campinaçu, Cavalcante, Colina do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás e Teresina de Goiás. Essas cidades foram selecionadas por apresentarem as maiores taxas de vulnerabilidade social de Goiás, segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB) de 2018.

Os alfabetizadores do projeto, fruto de uma parceria entre o Gabinete de Políticas Social e a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), são voluntários e professores da rede estadual de ensino.

Aulas e duração

Até agora, foram alcançadas 280 pessoas, distribuídas em 22 turmas. Em todos os municípios listados, já houve a aula inaugural, com exceção de Campinaçu e Heitoraí, cujo início das aulas está previsto para a próxima semana. Serão realizadas, no mínimo, 10 horas de aula semanalmente. Em cada cidade, o programa terá duração de três a oito meses, conforme o desempenho e a necessidade individual de cada participante.

Para promover a inclusão dos participantes, os alunos receberão da Seduc kits de material pedagógico, compostos de cadernos, dicionários, tesouras, vidros de cola, caixas de lápis de cor e de escrever, entre outros itens. Ao final do processo de alfabetização, os participantes poderão ser encaminhados para uma etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como participar

Para participar, o interessado pode entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, pelo telefone (62) 3201-3204.