Utilidade e usos das avaliações de larga escala da Educação Básica – Francisco Soares
Cultura de auditoria ou confiança nas escolas? – Luiz Carlos de Freitas
Sistemas próprios de avaliação educacional – Lina Kátia Mesquita Oliveira
Agenda do segundo dia de reunião
Nesta terça-feira (29), a partir das 9h, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, José Carlos Wanderley Dias de Freitas, falará sobre as políticas de gestão do FNDE. Em seguida, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do ministério, Cláudia Dutra, irá apresentar o Projovem Urbano. Na sequência, o secretário de Educação do Estado de São Paulo e anfitrião do encontro, Herman Voorwald irá mostrar as experiências de gestão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Para o período da tarde, está programada nova participação da secretária Maria do Pilar, para falar sobre o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Em seguida, Irailton Lima e Alberico Lima, respectivamente coordenador e secretário do Fórum de Gestores da Educação Profissional - FTP/Consed, irão mostrar o modelo de plano de metas para os estados ofertantes de cursos no âmbito no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A reunião contará ainda com a participação da diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB/MEC, Maria Luiza Martins Alessio, e da coordenadora-geral de Gestão Escolar da SEB/MEC, Manuelita Falcão Brito. Elas irão apresentar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) Interativo, que é uma ferramenta de gestão criada pelo MEC. O sistema permite medir, analisar e avaliar as instituições educacionais.
Serviço:
V Reunião Extraordinária do Consed
Local: Secretaria de Educação do Estado de SP, Praça da República, 53, Centro, São Paulo
Atendimento à imprensa: 61-8263-1116
Ascom/Consed
28/11/2011