Gestão Escolar
28.04.2015A Fundação Itaú Social e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realizaram, nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo, o V Encontro Temático de Políticas Educacionais com o tema “Gestão Escolar”.
O evento contou com a participação de secretários de estado, superintendentes, diretores coordenadores pedagógicos da secretarias estaduais de Educação. A abertura do encontro temático contou com a presença da vice-presidente do Consed e secretária de Estado da Educação de Mato Grosso Do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta e o coordenador de Avaliação Econômica da Fundação Itaú Social, Antonio Bara Bresolin.
A vice-presidente do Consed, ressaltou a definição de uma agenda política, alinhada ao PNE, para o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira, com os seguintes eixos prioritários: A definição da Base Nacional Comum; O Financiamento da Educação Brasileira; O debate sobre os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; O foco na Gestão Escolar e a Reformulação do Ensino Médio.
Maria Cecília também destacou a parceria com a Fundação Itaú Social, especialmente, no Encontro Temático, que tem alcançado resultados efetivos na capacitação da gestão da educação e da gestão escolar nas secretarias. “A Gestão Escolar é uma prioridade histórica do Consed e sempre será uma constante, pois, não podemos perder o foco na melhoria da qualidade da educação, especialmente, no chão da sala de aula”, disse.
O coordenador de Avaliação Econômica da Fundação Itaú Social, Antonio Bara Bresolin, disse que a Fundação Itaú Social está alinhada com os desafios da educação brasileira, com foco especial na busca pela melhoria da educação pública do país, mantendo parcerias com a união, estados e municípios. Bresolin citou as linhas de trabalho, da fundação ligados à educação, que passam pela educação integral, a gestão educacional, mobilização social e também avaliação das políticas públicas de educação. “A avaliação é um instrumento para verificar o que tem dado certo. As avaliações sinalizam os acertos das diversas políticas públicas”, pontuou.
Também participaram do encontro o secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Haroldo Corrêa Rocha e a secretária executiva do Conselho, Nilce Rosa Da Costa.
Durante o evento os gestores debateram as seleção, atribuições e formação de diretores: boas práticas e desafios. Ocorreu também a apresentação do panorama de estudos do tema com foco na avaliação de impacto. Além da divisão em grupos de trabalho para estudos de como a “avaliação pode contribuir para a política pública educacional?”.
No final do evento foram eleitos os membros do grupo executivo da temática. Representando a região sul Eziquiel Menta, do Paraná; a região sudeste Fabrícia Gomes Nieri, de São Paulo e Maria Verônica da Silva Ferreira, do Rio de Janeiro; representante da região centro-oeste Fábio Pereira de Souza, do Distrito Federal; na região norte Elizabeth do Rosário Monteiro, do Amapá e Luciene Alves Pereira, do Tocantis e na região nordeste Sheyla Soares, do Maranhã e Elizabete de Araújo, do Ceará.