Universidade Estadual da Paraíba homenageia Secretário de Estado da Educação com Medalha de Mérito Universitário

Paraíba

13.12.2022

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado recebeu na manhã da última terça-feira (13/12) a Medalha de Mérito Universitário,  concedida pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A solenidade de entrega aconteceu no Centro de Ciências Jurídicas - CCJ, em Campina Grande. 

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo Consuni e representa o reconhecimento de louvor às pessoas com experiência acadêmica que se dedicaram à educação com ações de excelência e pelos serviços prestados para incremento do ensino, pesquisa e extensão da UEPB.

A Reitora da UEPB, Célia Regina, destacou que a escolha da homenagem ao Secretário Claudio Furtado se deu pelo reconhecimento da dedicação à educação pública da Paraíba, viabilizando oportunidades para a UEPB.

“O professor Claudio Furtado para nós é um orgulho, porque esteve em todas as parcerias com a universidade, e entendeu o papel da universidade no desenvolvimento da educação do estado. Através do apoio dele, conseguimos  fortalecer a UEPB com projetos que foram lançados pela Fapesq, editais de pesquisa, edital de iniciação científica, e também com centralizações, as quais a  gente pôde equipar nossas duas escolas técnicas, tanto do Catolé do Rocha como a de Lagoa Seca.  A parceria foi para além desses trabalhos prestados à educação, foi também trabalhar junto conosco e todo esse acesso e diálogo com o Governo do Estado. Ele é um exemplo de profissional, de servidor público, de professor, de pesquisador e de Secretário de Educação”, destacou a Reitora.

Agradecido, o Secretário Claudio Furtado celebra mais um título de reconhecimento da carreira na educação pública. “Receber a maior honraria da UEPB, que há 10 anos não era concedido a nenhuma figura pública, é  motivo de muita alegria. Sou grato tanto à UEPB quanto ao Governador João Azevêdo, por ter me dado a oportunidade de trabalhar com ele, junto com uma equipe maravilhosa na Educação, Ciência e Tecnologia desse estado. Nesse momento o maior sentimento é de gratidão”, ressaltou.

Também estiveram presentes na solenidade, o Secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; a vice Reitora, Ivonildes Fonseca; O Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicada (CCSA), Geraldo Medeiros; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), José Félix; a Diretora do Parque Tecnológico, Nadja Oliveira; O professor da UEPB, Lorivaldo Mota Lima e o representante do Conselho de Educação, José Cristovam de Andrade.

No mês de novembro, o Secretário Cláudio Furtado, também foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com a  medalha Epitácio Pessoa, uma das principais honrarias do Estado da Paraíba, concedida por unanimidade pelos parlamentares da Casa Legislativa. 

Homenageado - O professor Claudio Benedito Silva Furtado possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem experiência na área de Física, com atuação nas áreas de Física com a Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos. Foi chefe do Departamento de Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPB, exerceu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, em março de 2017 foi eleito vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil, com mandato até março de 2019.

Em janeiro de 2019 foi nomeado secretário executivo de Ciência, Tecnologia do Estado da Paraíba, atualmente é coordenador da implantação da rede paraibana de auto desempenho e do projeto de pavimentação digital do Estado da Paraíba, que visa implantar uma rede de fibra ótica para atender as instituições de pesquisa do Estado. O secretário ainda tem atuado na implantação de projetos na área de apoio à cultura do empreendedorismo a empresas no Estado da Paraíba, é conselheiro do Sebrae, atua como conselheiro titular do GGIDR representando o setor do Governo, e desde outubro de 2019 assumiu a Secretaria de Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/uepb-homenageia-secretario-de-estado-da-educacao-com-medalha-de-merito-universitario