Unir divulga edital de seleção para Mestrado em Matemática

Educação

10.05.2019

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) informa aos professores de matemática da rede estadual de Rondônia que a Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou edital de abertura do Processo Seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, turma 2019, para preenchimento de 12 vagas, com ingresso no segundo semestre de 2019. O curso é ofertado no Campus de Ji-Paraná.

Podem se inscrever graduados em cursos de Bacharelado/Licenciatura em Matemática, Pedagogia ou licenciatura com habilitação para o ensino de Matemática, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 15 a 25 de maio 2019, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Unir.

No ato da inscrição, o candidato deverá enviar a documentação de inscrição listada no edital, anexando-a por meio de formulário eletrônico, em campo disponível no SIGAA, em arquivo com extensão PDF.

O processo seletivo será composto por três etapas: 1) prova escrita; 2) análise do anteprojeto de pesquisa e entrevista; e 3) prova de títulos.

O Mestrado em Educação Matemática

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática (PPGEM) – Mestrado Acadêmico em Educação Matemática é dividido em duas linhas de pesquisa: 1) Formação de professores que ensinam Matemática e 2) Processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

O curso oferece um total de 12 vagas, distribuídas da seguinte maneira: 9 vagas em caráter de ampla concorrência, sendo 4 vagas para a Linha de Pesquisa 1 e 5 vagas para a Linha de Pesquisa 2; 3 vagas previstas por indução das políticas afirmativas (Portaria Normativa MEC n. 13, de 11 de maio de 2016 e Resolução n. 561/Consea, de 19 de dezembro de 2018), para pessoas com deficiência, negras (incluindo pretas e pardas) ou indígenas, destas, 2 vagas são para a Linha de Pesquisa 1 e 1 para a Linha de Pesquisa 2.

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, o Programa de Pós Graduação  ou o site da Unir.