Tocantins
27.08.2025O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini e a Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, de Almas, realizaram nesta terça-feira, 26 ações voltadas à Semana Excepcional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre anualmente entre os dias 21 a 28 de agosto, com o intuito de promover a conscientização, defender os direitos e garantir a inclusão social das pessoas com deficiência.
No Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini foi organizado um momento especial voltado à reflexão sobre inclusão, equidade e respeito às diferenças, com rodas de conversa e jogos de integração e brincadeiras.
Durante o evento os estudantes participaram de uma roda de conversa com a estudante Elionária Moura, que possui deficiência física e conquistou medalha de prata nos Jogos Paralímpicos. “Participar dos Jogos Paralímpicos foi uma grande conquista, me mostrou que, com esforço, dedicação e apoio da família e da escola, podemos superar desafios e alcançar nossos sonhos. Quero que todos entendam que a inclusão e o respeito às diferenças fazem a diferença na vida das pessoas”, pontuou.
O momento contou ainda com a presença de estudantes que participam da Sala de Recursos Multifuncional, profissionais de apoio e inclusão escolar e professores, consolidando a prática de inclusão em todos os níveis da escola.
A coordenadora pedagógica e responsável pela ação, Michelly Barbosa explica que o objetivo foi proporcionar um momento de reflexão, inspiração e aprendizado. “O intuito foi mostrar que todos têm potencial para superar desafios e alcançar conquistas significativas. A presença da Elionária e de sua família trouxe à comunidade escolar um exemplo concreto de resiliência, dedicação e coragem, reforçando a importância de construirmos juntos, um ambiente acolhedor e equitativo”, afirmou.
Para o estudante Nivardo Neto Cardoso, da 3ª série do Ensino Médio foi um momento muito importante para a comunidade escolar. “Achei tudo muito interessante, me fez refletir sobre a importância de respeitar e apoiar todas as pessoas, independentemente das diferenças. Aprendi que com dedicação, esforço e coragem, todos podem alcançar seus objetivos”.
Blitz Educativa
Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz realizou, nesta terça-feira, 26, uma Blitz Educativa que percorreu as principais ruas da cidade.
A ação, que contou com a participação de estudantes, professores, gestores e comunidade escolar, teve como objetivo principal sensibilizar a população sobre a importância da inclusão, do respeito às diferenças e da valorização da diversidade. Durante a caminhada, os estudantes exibiram faixas e distribuíram mensagens de conscientização e de incentivo à construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e comprometida com os direitos das pessoas com deficiência.
Segundo a diretora Ana Andreza Araújo Serpa o compromisso com a causa vai além do ensino em sala de aula. “Estamos formando cidadãos conscientes, capazes de lutar pelo respeito e pela igualdade. Essa ação reforça a missão da escola de preparar nossos estudantes para a vida, valorizando a diversidade humana”, ressaltou.
A professora Geanne Oliveira, responsável pela ação, destacou o engajamento dos estudantes. “A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência nos lembra que a oportunidade transforma vidas. E foi o que fizemos, levamos essa mensagem às ruas com esperança e compromisso com a inclusão”, relatou.
Para o estudante da Sala de Recurso Multifuncional, Jalison Fernandes dos Santos, foi uma iniciativa emocionante. “Eu me senti muito feliz de participar. Quero dizer para todos que a deficiência não me define, quando temos apoio e oportunidade, podemos aprender, crescer e realizar nossos sonhos”, afirmou.