Tocantins
12.05.2025As unidades de ensino da rede estadual promoveram no último sábado, 10, o Dia da Família na Escola, com o objetivo de promover a integração, o diálogo, conhecimento e participação da comunidade no ambiente escolar, a iniciativa visa valorizar o papel da família no processo educativo, incentivando a convivência afetiva e colaborativa de todos.
Em Palmas, o Centro de Ensino Médio Tiradentes realizou a ação, que teve como tema “Aprender e proteger: atividades de sensibilização e prevenção das arboviroses” foi realizada em parceria com Grupo de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
As famílias participaram de uma acolhida feita por estudantes e puderam contemplar música ao vivo, bem como sorteio de brindes, e um momento saúde com as ligas acadêmicas do curso de medicina da UFT. Além de palestras oferecidas pela Secretaria de Saúde do Estado e Município, sobre temas como: prevenção de queimaduras; saúde cardiovascular na adolescência, prevenção e cuidados com câncer de pele; saúde mental; e violência sexual contra crianças e adolescentes.
Ainda durante o evento, os estudantes também apresentaram os resultados das diversas atividades e pesquisas propostas pelo grupo de extensão ao longo de dois meses, sobre as arboviroses (zika, dengue, chikungunya e febre amarela). Os jovens realizaram a exposição de maquetes, folder informativo, cartilha informativa, além dos curtas-metragens que produziram, tudo voltado para alertar a população sobre as prevenções das doenças.
De acordo com a professora Juliana Girardello Kern, organizadora do evento, o objetivo de fortalecer o contato entre escola e família foi cumprido. “Percebemos que muitas famílias compareceram para prestigiar seus filhos no momento de apresentação de atividades. Fiquei muito feliz por ver aquela animação desses jovens e ver que tanto os pais quanto os estudantes compreenderam o quanto é importante a família estar ali naquele momento”.
A estudante Geovana Oliveira Corado, revela que participar da ação junto com sua mãe foi uma experiência muito especial. “Foi uma manhã maravilhosa e cheia de momentos que ficaram na memória. A família desempenha um papel fundamental na vida escolar dos estudantes, ela é o alicerce para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças e adolescentes. Quando a família se envolve ativamente na educação, os estudantes tendem a ter melhor desempenho e maior motivação e mais confiança. Digo isso porque a minha família é a minha base, ela que me motiva em todas as áreas da minha vida”, afirmou.
Para Kele Cristina Alves de Oliveira Corado, mãe da Geovana, participar do dia da família na escola foi uma experiência maravilhosa e muito significativa. “Como mãe, valorizo profundamente cada oportunidade de estar presente na vida dos meus filhos, especialmente em momentos que fortalecem os laços entre a escola e a família. Acredito que a escola tem um papel fundamental na formação acadêmica das crianças, sendo uma importante extensão do Estado no processo de educação escolar”.
Já em Almas, o Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini celebrou o dia com apresentações culturais e confraternização. Com o intuito de fortalecer os vínculos entre a instituição de ensino e a comunidade escolar, o evento reuniu alunos, familiares, professores, equipe pedagógica e gestores, proporcionando uma manhã repleta de afeto, cultura e integração.
A ação contou com diversas apresentações culturais e artísticas protagonizadas pelos estudantes, que encantaram o público com músicas, danças, declamações de poemas e encenações teatrais. As atividades destacaram a importância da convivência familiar e do papel da família no processo educativo.
Durante o evento, os espaços da escola foram decorados com murais, cartazes e produções dos alunos, que homenagearam suas famílias e evidenciaram a valorização dos laços afetivos, bem como uma mesa com comidas típicas e lanches. Além disso, as dez mães mais presentes na rotina escolar durante o primeiro bimestre receberam o certificado “Diploma do Amor”, uma homenagem, como forma de reconhecimento e valorização do envolvimento familiar na vida escolar do filho.
A diretora Marizete Cardoso reforça que essa ação é mais do que um evento comemorativo, “é um espaço de construção coletiva, de afeto e de pertencimento. Valorizamos cada família que caminha conosco na missão de educar, e momentos como este reforçam a importância da parceria entre escola e comunidade. A presença das famílias fortalece nosso trabalho pedagógico e humaniza nossas relações diárias”, pontuou.
Segundo o estudante Luiz Fernando Franco, do 6º ano, foi muito especial ver sua mãe na escola, participando do evento junto com ele. “Eu me senti importante e fiquei feliz de poder mostrar o que preparamos. Nunca vou esquecer esse dia”, contou.
Para Rafaela Barbosa, mãe da estudante Khiara Vitória Barbosa, do 8º ano, foi um momento que ficará guardado para sempre. “Fiquei emocionada ao ver minha filha se apresentando e senti que fazemos parte de algo maior, a escola nos acolhe e valoriza cada momento. Receber o 'Diploma do Amor' foi uma honra que vou guardar para sempre, isso mostra que estar presente na vida escolar faz toda a diferença”.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins