Unidade Prisional de Palmares inicia cursos técnicos EaD para 53 reeducandos

Ensino à distância

15.03.2021

Neste mês de março foram iniciadas as aulas dos cursos técnicos em Administração e Segurança do Trabalho, modalidade EaD, na Unidade Prisional Dr. Rorenildo da Rocha Leão, onde funciona a Escola Estadual Padre André Albert Coopman. A unidade de ensino fica localizada no município Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado. Os cursos têm como principal objetivo proporcionar qualificação profissional aos reeducandos, que no momento encontram-se privados de liberdade, mas livres para novos aprendizados. 

“Acreditamos no poder de transformação da educação e sabemos que as pessoas privadas de liberdade irão, mais cedo ou mais tarde, retornar à sociedade. Com o apoio e incentivo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além de todo suporte da comunidade escolar, foi possível tornar esse sonho uma realidade”, comemorou Cláudia Gonçalves de Siqueira, diretora da escola. 

Ao todo, o curso de Administração conta com 29 inscritos/matriculados, enquanto o curso de Segurança do Trabalho contempla 24 reeducandos, totalizando 53 matriculados em ambos os cursos técnicos EaD, com duração máxima de dois anos. “Enquanto diretora da unidade de ensino, ver a implementação de um polo de Ensino à Distância na Escola Padre André é a concretização de um desejo sonhado há muito tempo, e a certeza de que fará toda a diferença na vida dessas pessoas”, complementou Cláudia. 

“Estamos com uma expectativa muito positiva com essa cursos técnicos implantados, porque eles significam também a progressão da elevação da condição humana desses reeducandos. Além de sair com o Ensino Médio, eles também sairão com uma qualificação técnica, o que vai abrir muitas portas para eles no mercado de trabalho. Essa iniciativa vai ajudar ainda mais na inserção desses jovens e adultos na sociedade, então ficamos muito felizes”, acrescentou Danilo Santos, gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Azul.