Unidade escolar realiza ação de conscientização e combate ao mosquito transmissor da dengue

Tocantins

27.02.2024

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, promoveu, durante a semana, de 19 a 24, a campanha “Mire na Prevenção da Dengue - Sua Ação Faz a Diferença”, com diversas atividades e ações contra o mosquito Aedes aegypti, unindo esforços da equipe escolar e da comunidade. O destaque foi para a iniciativa da produção de repelentes e inseticidas caseiros.

A culminância ocorreu na sexta-feira, 24, com a caminhada consciente, distribuição de panfletos informativos sobre repelentes caseiros e ação de eliminação de criadouros no bairro da escola. O objetivo foi conscientizar e educar a população sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar a propagação do vírus da dengue e reduzir os casos da doença.

Durante a campanha, as principais estratégias foram a Educação sobre a doença; Eliminação de criadouros (eliminação de recipientes que acumulem água parada, onde o mosquito da dengue deposita seus ovos, como vasos de plantas, pneus velhos, recipientes descartáveis, entre outros) e o uso de repelentes e telas, incentivando o uso de repelentes corporais e de telas em janelas e portas para evitar a picada do mosquito transmissor.

A campanha envolveu e mobilizou a comunidade. Foram utilizados os meios de comunicação, como rádio, redes sociais, cartazes e panfletos, para disseminar informações sobre prevenção e combate à dengue. A ação foi realizada em parceria com órgãos de saúde e autoridades locais para fortalecer as ações de vigilância, controle e tratamento da dengue.

Comunidade Escolar

Para o coordenador do curso de Ciências da Natureza, professor Alan Cassio Rodrigues Soares, é gratificante testemunhar o impacto positivo que os estudantes têm na comunidade por meio  de iniciativas como a semana intensiva de combate ao mosquito Aedes aegypti. “A colaboração entre a escola e os moradores demonstra não apenas a importância da educação ambiental, mas também a capacidade de mobilização e engajamento dos jovens em questões vitais para a saúde pública”.

A estudante do 6º ano, Isabela Barbosa de Oliveira, falou sobre a sua participação na produção do repelente. “Desenvolver e produzir o repelente caseiro foi um desafio empolgante, pois pude aplicar meus conhecimentos científicos para contribuir com a saúde da nossa comunidade. Ver o resultado do nosso trabalho sendo demonstrado para os moradores do bairro e perceber o impacto positivo que isso teve fortaleceu meu senso de responsabilidade e compromisso com o bem-estar coletivo”. 

A diretora da unidade, Marizete Cardoso de Souza Freitas, ressaltou a importância da campanha para a comunidade na promoção de práticas eficazes de prevenção, conscientização e eliminação de focos do mosquito transmissor de doenças. “Ver os estudantes liderando a produção de repelentes e inseticidas caseiros, além de promover a conscientização e ação efetiva contra os criadouros do mosquito, reflete o comprometimento da instituição em formar cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade”. 

Brasil contra a Dengue

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) promoverão, nas próximas 20 semanas, ações do Programa Saúde na Escola (PSE) para a Mobilização Nacional “Combate ao Mosquito nas Escolas: Brasil Unido contra a Dengue”. A mobilização foi lançada na última quarta-feira, 21 de fevereiro, e já começou com a disponibilização de produtos de comunicação como parte da estratégia de mobilização dos territórios. Mais informações podem ser acessadas no link: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/conheca-as-fases-da-mobilizacao-contra-a-dengue-nas-escolas.

Secom/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Alves/Governo do Tocantins